segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Artigo de Mario Malina: "Nova proposta sindical"

Ao participar do 3º Encontro Nacional Sindical do PPS tive uma grata surpresa: está sendo planejada uma nova proposta de sindicato e central sindical. Não se trata apenas de mais uma central como as outras, com os antigos vícios de reivindicação de direitos, numa relação polarizada entre a categoria do sindicato e o governo.

A UGT – União Geral dos Trabalhadores propõe a união de sindicatos que agregam a noção de cidadania. Dessa forma, o sindicato passa a participar ativamente dos problemas da sua região, cidade, enfim, do seu país e não apenas dos interesses da sua categoria.

Além disso, sindicalistas de diversos estados colocaram assuntos que estão na pauta do dia e devem ser discutidos pela nova central, como, por exemplo, o desenvolvimento sustentável, novas formas de substituição do trabalho informal para o formal e a terceirização dos empregos.

Ao trilhar esse caminho a UGT avança para ser uma central inovadora e plural. Nesse sentido, o PPS será um parceiro importante e dará todo o apoio e autonomia para os sindicatos e sindicalistas que apóiem essa idéia, independentemente de ser ou não filiado ao PPS.

Mario Malina, advogado e estudante de jornalismo, recém-filiado ao PPS, é neto de Salomão Malina, o último secretário-geral do PCB e presidente de honra do PPS até a sua morte, em 2002.