terça-feira, 16 de outubro de 2007

A Câmara de São Paulo é quase um mundo à parte

A vereadora Myryam Athie (ex-PPS, atualmente no PDT) inovou na semana passada, ao apresentar na sessão plenária de terça-feira, 9 de outubro, um comunicado com efeito retroativo (como se isso existisse na Câmara Municipal ou fizesse sentido), datado de 20 de setembro, onde transferia a liderança da bancada do PPS ao vereador Edivaldo Estima.

Deve ter sido simplesmente pelo prazer mórbido de afrontar uma decisão da Direção do PPS/SP, que na véspera (segunda, dia 8 de outubro) havia determinado que a nova líder do partido na Câmara Municipal de São Paulo é a vereadora Soninha Francine.

O vereador Estima, presente à reunião da Executiva do PPS, foi na onda da ex-companheira Myryam Athie (já desfiliada do partido!), descumpriu a deliberação do PPS e agora enfrentará processo de expulsão da legenda. Tudo porque o PT e o Centrão não admitem ver Soninha, estranha no ninho, entre os líderes partidários.

Por sua vez, Myryam Athie protocolou a desfiliação do PPS no dia 27 de setembro. No dia anterior, porém, fez um comunicado de liderança (ué, mas ela não afirmou que não era mais líder desde o dia 20?) que deverá entrar para os anais do Legislativo paulistano.

O tema é o mais explícito toma-lá-dá-cá de cargos e indicações no governo. Fisiologismo e clientelismo puro, com todas as contradições possíveis e imagináveis. Ela rebateu uma reportagem que a colocava entre os vereadores que mantêm mais apadrinhados empregados na Prefeitura, ora admitindo, ora negando a informação.

Acompanhe a íntegra do pronunciamento de 26 de setembro, a ser publicado no Diário Oficial da Cidade:

A SRA. MYRYAM ATHIE (PPS) – Sr. Presidente, desejo fazer um comunicado de liderança pois, infelizmente, não consegui falar no Pequeno Expediente. Trata-se da matéria publicada na Folha de S.Paulo de hoje. Não vou me calar, até porque adorei ouvir o Vereador João Antônio (PT).

Quando casamos, casamos de verdade! Não é meio casado! Ou se casa ou não se casa, ou então divide amante, escondido!

A sensação que tenho é que este governo (Kassab) quer viver de amante, escondido! Gostaria que a relação de todos os cargos, todos, saísse no jornal. Não da forma que saiu! Hoje a Rádio Bandeirantes me procurou depois de todos terem fugido de dar entrevista! Mas eu não vou fugir! Vou dar entrevista! Deve estar saindo na rádio!

Vou dar entrevista porque das supervisões (de Esportes) que saíram (no jornal), a Itaquera não é mais da Myryam Athie. Agora é do Vereador Carlos Alberto Bezerra (PSDB). Tirou da Myryam Athie, mas é do Vereador Carlos Alberto Bezerra!

Todas as supervisões que a Vereadora Myryam Athie eventualmente tinha não foram indicação da Vereadora! Gostaria que fossem porque na época o PPS fez parte da coligação. Era PPS, PSDB e PFL. Para isso o PPS ganhou às claras, não foi nada escondido, a Secretaria de Esportes da Prefeitura.

Na Subprefeitura da Casa Verde, está lá o subprefeito, já passaram três e não deu certo. Parece que agora está dando.

Como é que foi feita esta divisão? Através dos diretórios do PPS. Por exemplo, o diretório do PPS do Tatuapé indicou o supervisor que correspondia à Mooca, que, por coincidência, é meu amigo e faz parte do diretório. E está tudo certo!

O diretório do PPS também indicou supervisor e assim foi em todos os lugares. Queria dizer que esse tipo de matéria me deixa revoltada primeiramente porque temos de mostrar, de verdade, quem tem cargo. Quem tem não pode mentir!

O que tem de ficar claro é que o Prefeito Gilberto Kassab não negociou, até porque todos os cargos foram dados pelo então Prefeito Serra, que falava tratar com partido e não com vereador! Muitas vezes fui lá porque queria indicar o Subprefeito da Mooca, o Subprefeito da Penha, etc. Ele dizia o seguinte: "Vereadora Myryam, a nossa tratativa é com o partido!".

Então, se é com o partido, o PSDB tem um monte de cargos e vai tratar com os cargos que tem com o partido! O PFL tem cargo e foi dado para o PFL! O PPS foi dado pelo PPS e o partido faz o que ele quiser! Pode dar para o vereador, para o correligionário, para quem quiser.

O que saiu no jornal é uma falácia. É uma forma de querer mostrar para a população que estamos fazendo acordo para votar projeto. Por mim não votava mais nada porque não tenho nada! Eu não tenho nada!

O pouco que eu tenho, já estão me tirando. Eu não sei como vou fazer campanha eleitoral.

Então, quero dizer o seguinte: se é para falar a verdade, eu tenho o mapa, eu tenho a lista de todo mundo que tem cargo. Se é para falar a verdade, vamos mostrar a verdade de quem tem o quê, de quem indicou o quê.

Agora, estranho porque o Centrão SE VENDEU por 30 cargos, vocês estão muito pobres! Muito pobres! Que conversa é essa? O Prefeito nem tem maioria aqui na Câmara, cada vez que vem um projeto para cá, tem de ficar discutindo, pedindo pelo amor de Deus, fazendo concessão para o PT para poder votar projeto. Que maioria é essa que o Prefeito tem que eu desconheço? A menos que seja aquela história, nobre Vereador Juscelino Gadelha: "eu sou amante, eu não sou mulher do Governo!"

Eu sou Governo, eu participei da eleição, o nosso candidato abriu mão para ficar com o Serra. Então, essa história de dizer de cargos precisa parar, precisam parar de jogar o Vereador como se ele fosse algo qualquer, alguma coisa que é toma lá, dá cá. É legítimo que a gente tenha, mas tem de ser às claras.

O que a Vereadora indicou? Eu indiquei fulano, beltrano, cicrano, e quando indico tenho responsabilidade, porque o camarada tem de atender ao interesse público, não o interesse da Vereadora Myryam Athie.

Então, eu queria registrar repúdio a respeito dessa publicação, primeiro porque acho que é inverídica, ela não fala a verdade, ela não mostra todo mundo. Segundo, eu nunca vi esse troca-troca por causa de cargos, porque senão eu vou dizer que não vou votar mais nada, a não ser que me dêem cargos, só vou votar agora se me derem cargos.

A gente está aqui trabalhando, muitas vezes perdendo posições, perdendo posições para o PT, para o Centrão, pela nossa fidelidade. E agora vem falar desse cargo pela Myryam Athie, eu queria ter tudo, todos os cargos da Secretaria Municipal de Esportes, até porque se o meu partido fosse competente, não teria perdido a Secretaria, teria continuado com o Secretário.

Aliás, gostaria de parabenizar o nosso querido Deputado Walter Feldman, que com competência ímpar, com um marketing que nunca vi igual, conseguiu fazer dessa Secretaria uma das melhores. Coisa que o meu partido, o PPS, não fez por incompetência. Eu gostaria que o PPS tivesse um Secretário como o Walter Feldman, que pena que não é do PPS.

Agora, não dá para tirar do povo que está trabalhando nesses três anos, aprovando os projetos e querem tirar os cargos que às duras custas nós indicamos, por meio dos diretórios, para contemplar os dos companheiros. A Prefeitura está cheia de cargos, vão buscar nos outros lugares. Precisa tirar de companheiros que há três, quatro anos estão trabalhando?

Então, peço desculpas, Sr. Presidente, pelo desabafo. É porque fiquei revoltada hoje quando a Bandeirantes me ligou e disse que ninguém quer dar entrevista. Eu vou dar entrevista, mas só quero que seja mostrada a verdade, eu quero saber quantos cargos o Vereador Milton Leite (DEM, ex-PMDB) tem na máquina, quero saber quantos cargos o Vereador Carlos Apolinário (DEM, ex-PDT) tem na máquina. Não tem importância que não caiba na relação, porque é legítimo, isso é do Parlamento. Agora, não vai ficar falando que é toma lá, dá cá, porque se fosse toma lá, dá cá, o Governo não precisaria fazer tanto esforço para votar projetos.

No governo passado, da Prefeita Marta, todo mundo era da base, ela tinha 40, dava cargo para todo mundo. E todo mundo falava que tinha cargo e os projetos vinham para cá, sequer eram discutidos, nem discussão tinha, tinha rolo compressor.

Agora, este Governo não, tem de suar a camisa para aprovar projetos, tem de vir conversar com o Centrão, tem de fazer liberalidade para o PT, tem de dar mais projetos de Vereadores para o PT porque senão fazem obstrução. Temos de falar a verdade, nada se sobrepõe à verdade.

Essa relação eu vou dar para o Jornal da Tarde, vou pegar a Folha de S.Paulo e começar a mostrar quem tem cargos, mas vamos falar a verdade. Não posso eu ficar com a cara no jornal e o resto fica posando de bonzinho, como se não tivessem nada no Governo.


Este foi ipsis litteris o derradeiro pronunciamento da vereadora Myryam Athie pelo PPS. Dispensa comentários. Leia mais.