quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Rio de Janeiro: parece piada, mas não é!

Em três dias, parece que este Blog do PPS/SP colocou o Rio na berlinda, mas como não comentar trem baleado por traficante com dois ministros dentro e concurso público que torna inapto quem não tiver ao menos 20 dentes naturais?

Hoje o prefeito Cesar Maia (DEM) dá mais um motivo para esse estranhamento involuntário entre paulistas e cariocas. Anuncia em seu "ex-blog": "Conheça em detalhes as razões que levam a aliança entre DEM e PMDB no Rio!".

Fiquei interessado. Afinal, quero entender os motivos dessa união aparentemente esdrúxula entre opositores tão ferrenhos como Cesar Maia, Anthony Garotinho (e sua mulher, a também ex-governadora Rosinha Matheus) e o atual governador Sérgio Cabral.

Clico no link para conhecer "em detalhes" as razões da união entre garotinhos e maluquinhos, e encontro lá:

SUN TZU!

"A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante."

"Existem cinco fatores que permitem que se preveja qual dos oponentes sairá vencedor:

aquele que sabe quando deve ou não lutar;

aquele que sabe como adotar a arte militar apropriada de acordo com a superioridade ou inferioridade de suas forças frente ao inimigo;

aquele que sabe como manter seus superiores e subordinados unidos de acordo com suas propostas;

aquele que está bem preparado e enfrenta um inimigo desprevenido;

aquele que é um general sábio e capaz, em cujas decisões o soberano não interfere."

"A água não tem forma constante. Na guerra também não existem condições constantes. Por isso pode-se dizer que é divino aquele que obtém uma vitória alterando as suas táticas em conformidade com a situação do inimigo."

"Dos cinco elementos, nenhum é predominante; das quatro estações nenhuma dura para sempre; os dias, uns são longos, outros curtos; a Lua enche e míngua."

"Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrota;para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais;aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas"


Trata-se, como pode se depreender após a surpresa (mas alguém ainda se surpreende com Cesar Maia?) de uma livre adaptação do pensamento atribuído ao chinês Sun Tzu, considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, no livro "A Arte da Guerra", escrito durante o século IV a.C., e que já foi usado por malucos do naipe de Napoleão, Hitler e Mao Tse Tung.

Agora é a hora e a vez de Cesar Maia, o rei dos factóides, e Anthony Garotinho, o quase-suicida da greve de fome. Compreensível.