terça-feira, 11 de setembro de 2007

Jacarezinho... avião... cuidado com o disco voador!

Há 17 anos, eram assim os versos da música "W/Brasil", de Jorge Ben Jor, uma salada de citações ao Rio de Janeiro, à política do presidente Collor e ao "síndico" Tim Maia como fundo da homenagem à agência do publicitário paulistano Washington Olivetto.

Hoje ele mudaria para algo do tipo: "Jacarezinho... trem com ministros... cuidado com o ataque dos traficantes!"

O Brasil, e o Rio como legítimo cartão-postal (para o bem e para o mal), consegue se superar dia após dia. O desafio do crime organizado, a inoperância e a incompetência governamental não têm mais limites. Esta cena foi inédita: trem com ministros é atacado por traficantes da Favela do Jacarezinho, com cobertura de toda a imprensa. E com direito a replay! Assista aqui.

O trem em que viajavam ontem os ministros das Cidades, Márcio Fortes, e da Secretaria Nacional dos Portos, Pedro Brito, foi atacado duas vezes a tiros por traficantes da favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio.

O incidente obrigou os ministros a se jogarem no chão em busca de proteção. Os dois vistoriavam obras de remoção de favelas das margens da ferrovia que dá acesso ao Porto do Rio, no Caju.

A mesma reação dos ministros tiveram o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, convidados e jornalistas que acompanhavam a viagem em outro vagão, enquanto policiais militares que davam segurança à comitiva no trem atiravam de volta pelas janelas. O governador Sérgio Cabral, que participara da cerimônia, não estava no trem.

O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, classificou o incidente de “absurdo” e anunciou “providências”. “Não podemos deixar que essas áreas se tornem inexpugnáveis. Não vamos permitir que isso passe em branco.”

Absurdo? Providências? O Rio não tem mais jeito. A única ação concreta que se viu até agora foi um anúncio eleitoreiro, ontem: o DEM do prefeito César Maia e o PMDB do governador Sérgio Cabral e dos ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus fecharam acordo para as eleições de 2008 e 2010. Estão certos. É tudo a mesma coisa. Que se juntem logo! Nossos pêsames a cariocas e fluminenses.