domingo, 23 de setembro de 2007

Mais metáforas de futebol: o São Caetano vem aí...

Falar de política por meio de metáforas futebolísticas não é nossa prática, mas com a licença presumida do presidente Lula, vamos usar do mesmo expediente.

Só um pouquinho, porque nos parece o meio mais adequado para retratar com fidelidade (mas sem expor demais a tática e a escalação do time, antes do jogo) como o PPS pode entrar em campo nas eleições municipais de 2008.

"Podemos disputar a prefeitura meio como o São Caetano na Copa João Havelange. Quer dizer, jogar bonito, sem dar bola para o fato de o jogo ser em casa ou na casa do adversário, sem dar botinada, com uma equipe modesta mas de qualidade, reunindo veteranos e revelações, atraindo torcedores até então desiludidos com seus próprios times e o futebol de modo geral, com chance praticamente nula de ganhar o campeonato mas podendo tirar pontos dos grandes e, quem sabe, melhorar a qualidade do espetáculo."

Para quem não lembra ou não está familiarizado com o assunto, a Copa João Havelange foi o nome adotado para a edição de 2000 do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Impossibilitada pela Justiça de organizar o campeonato, a CBF passou a responsabilidade ao Clube dos 13. Mas, como este não pôde aplicar os critérios de acesso e descenso do ano anterior, acabou gerando o maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos, reunindo 116 clubes de três divisões em um único torneio, porém dividido em quatro módulos na sua primeira fase.

O campeão foi o Vasco, time controlado pelo cartola Eurico Miranda, que conseguiu o seu quarto título nacional, repetindo os feitos de 1974, 1989 e 1997.

O vice-campeão, surpreendentemente, foi o São Caetano, o "Azulão", que tinha sido fundado havia pouco mais de 10 anos e que começou a disputa no Módulo Amarelo (correspondente à Série B), mas que chegou à final eliminando equipes tradicionais como Fluminense, Palmeiras e Grêmio.

Essa metáfora não é minha. É, digamos, do próprio "São Caetano". No que depender da torcida de quem admira um bom futebol, só falta entrar em campo, dar muita pedalada e marcar o gol. O jogo decisivo acontece neste domingo. Depois comentamos mais.