terça-feira, 25 de setembro de 2007

Histórias de pescador: caiu na rede, é peixe

Os dicionários nos ensinam que "degringolar" significa cair com precipitação, tombar, rolar, arruinar-se ou permanecer em situação de ruína, de decadência, desandar, decair.

Estaria o governo Lula degringolando? Ou "degregolando". Desculpe, o trocadilho é fraco, eu sei. Mais fraco ainda, porém, é o ministro Altemir Gregolin (quem?), da Secretaria Especial da Aqüicultura e Pesca. O "ministro do peixe", que caiu na rede ontem à noite. Rede nacional de TV, para ser mais exato. Inacreditável.

Como bem disse o jornalista Ricardo Noblat: "Banalizaram as falas oficiais em cadeia nacional de televisão". Lamentável. Degringolou de vez, com o Gregolin.

Mas, então, qual seria o grande motivo para justificar uma convocação extraordinária em rede nacional de televisão? Resposta: a Semana do Peixe. Como? Isso: coma! Coma peixe! O ministro do peixe entrou em cadeia (cadeia? ops!) para dizer o que o governo do molusco vem fazendo pelos nossos peixes e pescadores. E convidou os brasileiros a comerem mais peixes. Só. Deplorável. Ridículo. Risível.