terça-feira, 31 de julho de 2007

O marido de Marta Suplicy ataca a "elite branca"

Luis Favre or Luiz Favre is the nom-de-guerre of Felipe Belisario Wermus (born 1949 Buenos Aires, Argentina).

Assim é a babélica auto-apresentação do novo blog do "ex-primeiro damo" de São Paulo, marido de Marta Suplicy, único "franco-argentino" da face da Terra. Luis? Luiz? Felipe? Favre? Belisario? Wermus? Tanto faz. Depende da ocasião.

Pois agora ele resolveu "transmitir informações e opiniões que julga relevantes para compor uma visão sobre o mundo e agir em conseqüência". Explica ainda que "suas leituras não são suas opiniões, mas lhe ajudam a formá-las".

E quais seriam essas opiniões? Vejamos:

"O horror da tragédia da TAM foi objeto da mais detestável campanha de ódio da qual se tenha notícias. Amigos e familiares das pessoas mortas no acidente, chocadas pela dor e as perdas irreparáveis, foram usados para uma manifestação e campanha oposicionista inescrupulosa.

Cavalgando no desespero alheio, oportunistas e aproveitadores tentam angariar apoios para conseguir algum usufruto político e futuramente eleitoral, do acidente da TAM, jogando nas costas de Lula, Marta e do PT o sangue de vítimas inocentes.

Mas é bom lembrar que este movimento foi insuflado por setores da mídia intensamente engajados na oposição ao governo federal e que procuram, a todo custo, impor uma desmoralização ao governo e às forças políticas e sociais que o sustentam, para abrir o caminho a um retorno da oposição ao poder."


E por aí vai, criticando a "elite branca" e a classe média. Parece que a crise de identidade do Sr. Luis (ou seria Luiz? Ou Felipe? Favre? Belisario? Wermus?) está se agravando. Quer dizer então que ele é contra a "elite branca"? O Sr. Smith Vasconcelos conhece a origem da sua digníssima esposa (ex-Matarazzo Suplicy)? Ou ele errou de petista e pensa ter casado com a Benedita da Silva?

Aliás, ele conhece a origem do PT? Bom, se nem a sua própria origem é esclarecida, seria mesmo esperar demais.

"Explorar tragédias e a dor alheia"? Este senhor estava na França ou na Argentina quando o Brasil assistiu o PT "explorar" episódios como a morte dos operários na ocupação da CSN, em Volta Redonda? O massacre de Eldorado dos Carajás? O assassinato de Chico Mendes? A chacina da Candelária?

Ou a "exploração" do PT é diferente da "exploração" dos opositores do PT? Talvez ninguém esteja explorando nada, mas simplesmente exercendo o legítimo papel fiscalizador da oposição. Ou o que vale para um não vale para o outro?