quinta-feira, 15 de março de 2007

O 15 de março na História

* 44 a.C. - Júlio César, ditador da República Romana, é apunhalado até a morte por Marcus Junius Brutus, Decimus Junius Brutus, Gaius Longinus Cassius e vários outros senadores romanos nos "Idos de Março".
* 1493 - Cristóvão Colombo retorna à Espanha depois de sua primeira viagem às Américas.
* 1916 - O presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, envia 12.000 soldados para o outro lado da fronteira mexicana em busca do rebelde e líder guerrilheiro Pancho Villa.
* 1961 - Guerra Colonial Portuguesa: A Frente Nacional de Libertação de Angola, num ataque tribal, deu origem a um massacre de populações brancas e trabalhadores negros naturais de outras regiões de Angola.
* 1972 - O filme The Godfather ("O Poderoso Chefão"), de Francis Ford Coppola, baseado no romance homônimo de Mario Puzo, com Marlon Brando interpretando brilhantemente o mafioso Don Vito Corleone, estréia nos cinemas. Ele seria considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.
* 1975 - Ocorre a fusão dos estados brasileiros do Rio de Janeiro e da Guanabara.
* 1990 - Mikhail Gorbachev é eleito primeiro presidente executivo da União Soviética.
* 1990 - Toma posse na Presidência do Brasil, Fernando Affonso Collor de Mello, data em que implantou o conhecido plano com o seu nome, no intuito de combater a hiperinflação, gerando muita insatisfação com o bloqueio das cadernetas de poupança dos brasileiros.
* 1991 - A Alemanha reunificada formalmente recupera plenamente a sua soberania, nos termos do Tratado Dois Mais Quatro, com as quatro forças de ocupação do pós-guerra (França, Reino Unido, Estados Unidos da América e União Soviética) renunciando a todos os direitos que detinham na Alemanha, inclusive sobre Berlim.

Nasceu neste dia...

* 1900 - Gilberto Freyre (foto), sociólogo brasileiro.

Faleceram neste dia...

* 1975 - Aristóteles Onassis, magnata grego dos transportes marítimos.
* 1927 - Júlio de Mesquita, jornalista brasileiro, fundador do Jornal "O Estado de São Paulo".
* 1998 - Tim Maia, músico brasileiro.