segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Conheça os deputados estaduais do PPS de São Paulo

Legislatura 2015/2018

DEPUTADOS ESTADUAIS

Roberto Morais Site pessoal - Facebook - Twitter
Fernando Cury Site pessoal - Facebook - Twitter
Davi Zaia Site pessoal - Facebook - Twitter

Suplente:
Vitor Sapienza Site pessoal - Facebook - Twitter



ROBERTO MORAIS
Roberto Turchi Morais foi reeleito para o seu quinto mandato consecutivo com 133.578 votos. Somente em Piracicaba ele recebeu 88.666 votos, o que representa mais de 46% dos votos válidos no município.

Deputado estadual mais votado do PPS pela quarta vez consecutiva, afirma que a confiança dos eleitores de Piracicaba e região traz mais responsabilidade. “Nunca Piracicaba teve um deputado com cinco mandatos. Vamos continuar trabalhando para o desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida da população. Agradeço a todos que aprovaram o meu trabalho”.

Em 2010, ele havia recebido 107.145 votos. Nasceu em Charqueada, interior de São Paulo, e começou a trabalhar muito cedo, ajudando seu pai nas tarefas do pequeno armazém da família. Aos 17 anos, iniciou suas atividades em programas esportivos e de serviço público na Rádio Difusora de Piracicaba, sempre acompanhando os jogos do XV de Novembro de Piracicaba, uma de suas paixões.

Abraçando definitivamente o jornalismo como profissão, Roberto Morais mantém hoje o programa diário “Manhã da Onda”, na Rádio Onda Livre AM de Piracicaba, o programa “Esporte Livre”, veiculado ao vivo toda segunda-feira pela TV Beira Rio e, ainda, escreve semanalmente para a coluna de esportes do Jornal de Piracicaba. Morais, também é autor do livro “Jornada Política”.

Lutando por uma participação mais ativa na busca de soluções para os problemas sociais, Roberto Morais ingressou na política e elegeu-se em 1992, pelo PPS, vereador de Piracicaba pela primeira vez. Em 1996 concorreu à reeleição e foi eleito como o mais votado de toda a história política de Piracicaba.

Consciente de que poderia ampliar sua atuação e conseguir ainda mais para toda a região de Piracicaba, candidatou-se a deputado estadual numa campanha vitoriosa que lhe deu o direito de ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa em 1998, sempre pelo PPS. Foi reeleito em 2002, 2006 e 2010.

Seu trabalho transparente e seus compromissos cumpridos fizeram com que a ONG Voto Consciente o avaliasse como o segundo melhor Deputado Estadual de São Paulo. O reconhecimento também veio de vários municípios da região que lhe concederam o Título de Cidadão de: Piracicaba, Barra Bonita, Rafard, Saltinho, Rio das Pedras, Laranjal Paulista, Santa Maria da Serra, Mombuca e São Pedro.

Leis de autoria do Deputado Roberto Morais permitiram que entidades assistenciais de Piracicaba recebessem o título de utilidade pública estadual, consequentemente aumentando os recursos para a manutenção e o desenvolvimento dos trabalhos realizados. Para a Saúde, aprovou leis que garantiram ações de apoio para os portadores de Síndrome de Down, Síndrome de RETT, Fibrose Cística e doenças metabólicas hereditárias. Também é dele o Projeto de Lei de isenção de ICMS nos produtos alimentícios para diabéticos e para caminhoneiros autônomos.

Na Assembleia Legislativa (legislatura 2011/2014 é o presidente da Comissão Permanente de Assuntos Metropolitanos e Municipais; e também integra as seguintes comissões: de Fiscalização e Controle; de Transportes e Comunicações; de Saúde e de Infraestrutura.


FERNANDO CURY
Fernando Cury, natural de Botucatu, é formado em Direito, produtor rural e presidente do diretório municipal do PPS botucatuense.

Pertence a uma família que se dedica à causa pública há mais de 30 anos: é filho de Antônio Jamil Cury, prefeito de Botucatu por dois mandatos, e irmão de João Cury, atual prefeito da cidade, que cumpre também o seu segundo mandato.

Aos 35 anos, disputou com sucesso a sua primeira eleição. Obteve 85.925 votos, o que o colocam como segundo deputado estadual mais votado do PPS.

Fernando Cury lançou o que chama de Caravana do Conhecimento. Desde 2012 vem percorrendo todo o Estado, buscando aquilo que ele traduz como "entender o olhar aflito dos brasileiros em dificuldades, o olhar generoso dos brasileiros em sofrimento, o olhar meigo dos trabalhadores brasileiros, com suas críticas e esperanças"

Terá como principais bandeiras do seu primeiro mandato a defesa da agricultura, saúde, educação, segurança, emprego e políticas públicas para a juventude.


DAVI ZAIA
Davi Zaia é natural de Cordeirópolis, região metropolitana de Campinas. Foi reeleito para o seu terceiro mandato com 80.951 votos.

Começou cedo na política, ainda estudante, na luta contra a ditadura e pela democracia, por eleições diretas, pela anistia, pelo direito de greve, pela liberdade de organização e expressão, por uma Assembleia Constituinte e pelo Estado Democrático de Direito. 

Em 1974 chega a Campinas e começa a trabalhar como bancário. Em 1976 ingressa na Nossa Caixa. Foi eleito presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região e escolhido duas vezes como representante dos funcionários no Conselho de Administração da Nossa Caixa. À frente da entidade, coordenou a redemocratização do órgão e o transformou num dos sindicatos mais fortes e combativos do país.

Ocupa a presidência estadual do PPS de São Paulo e desde 2013 também é o secretário-geral da Executiva Nacional do partido. Presidiu ainda o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em 1992.

Em 2006, foi eleito deputado estadual com 54.799 votos pelo PPS. Em 2010, reeleito para o cargo de deputado estadual com 68.658 votos, foi convidado pelo governador Geraldo Alckmin para assumir o comando da Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho.

À frente da pasta, ampliou e fortificou projetos como o Banco do Povo Paulista, Emprega SP e os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Um dos grandes marcos de sua gestão foi o diálogo com as Centrais Sindicais para negociação do salário mínimo paulista e a ampliação do programa Frentes de Trabalho para as cidades do interior paulista.

Em 2012, Davi Zaia assumiu a Secretaria de Gestão Pública, onde implantou o Plano de Expansão do programa Poupatempo, com o objetivo de ampliar de 32 para 72 unidades em todo o estado, além do programa Acessa SP, responsável por promover a inclusão digital. No mês de abril de 2014, retornou às atividades do Legislativo Estadual. 


VITOR SAPIENZA
Vitor Sapienza é paulistano do bairro do Bom Retiro. Neto de imigrantes italianos, estudou no Liceu Coração de Jesus e, depois, na PUC, onde formou-se em Economia. De origem humilde, trabalhava durante o dia e estudava à noite. Prestou concurso público e ingressou na Secretaria da Fazenda, como Fiscal de Rendas, onde atingiu o posto mais elevado, o de Delegado Tributário para a Grande São Paulo.

Em 1986 ingressou na política como deputado estadual pelo PMDB. Reeleito para sucessivos mandatos, é considerado até hoje um dos mais atuantes e participativos parlamentares paulistas. Foi presidente da Assembleia Legislativa de 1993 a 1995.

Autor de leis que reduziram e isentaram de impostos alimentos que compõem a cesta básica, entre as suas iniciativas destaca-se também a lei que destina recursos financeiros a todas as Santas Casas de Misericórdia do estado, o que corresponde a aproximadamente R$10 milhões por ano. Antes, esses recursos eram destinados a uma associação de juízes.

Mantém intenso trabalho destinado a propiciar lazer a idosos. Essa atuação envolve grupos de Terceira Idade de todas as regiões. Promove ações sociais que beneficiam dezenas de entidades filantrópicas, tais como asilos, creches e orfanatos.

Grande incentivador do esporte amador, organiza anualmente a Copa Vitor Sapienza de veteranos, que é tida como o mais importante torneio de futebol varzeano paulista. Colabora no aprimoramento profissional de jovens e adultos, atividade que já ajudou milhares de pessoas.

Assim como em 2014, nas eleições de 2010 foi também o primeiro suplente do partido. Com a posse do deputado estadual Davi Zaia como Secretário Estadual de Gestão Pública, Vitor Sapienza assumiu seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa.

Ao término da legislatura 2011/2014 é membro efetivo das Comissões de Finanças, Orçamento e Planejamento; da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação; da CPI do ensino superior privado no estado de São Paulo; apoiador e membro efetivo de várias frentes parlamentares.

Leia também: