segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Um primeiro balanço do PPS no 1º turno das eleições

O PPS apoiou Marina no 1º turno e segue no 2º com Aécio
Segue um primeiro balanço da atuação partidária e do resultado eleitoral do PPS neste 1º turno das eleições de 2014, lembrando que a nossa principal estratégia sempre foi ajudar a garantir um 2º turno (que só foi possível graças ao resultado de Marina Silva) e buscar a união das oposições ao PT num 2º turno (agora com Aécio Neves).

1) Em primeiro lugar, devemos parabenizar os 10 deputados federais eleitos para esta heroica bancada federal: Hissa Abrahão (AM), Moses Rodrigues (CE), Marcos Abrão (GO), Eliziane Gama (MA), Arnaldo Jordy (PA), Sandro Alex (PR), Rubens Bueno (PR), Carmen Zanotto (SC), Alex Manente (SP) e Arnaldo Jardim (SP).

2) Em segundo lugar, parabenizar os diretórios estaduais que cumpriram a meta estabelecida no Planejamento Estratégico de eleger estes deputados, fazendo menção especial para a eleição de Eliziane Gama, a deputada mais votada do Maranhão, resultando também no segundo melhor desempenho proporcional de votos do PPS no país (5,62% do total estadual), e Hissa Abrahão, no Amazonas, o 5º deputado mais votado do Estado no melhor desempenho nacional do PPS (6,96% dos votos). Em terceiro ficou o Paraná (4,64% dos votos) e em quarto o Distrito Federal (4,21%, graças exclusivamente ao desempenho da candidata Eliana Pedrosa, mas que acabou não elegendo ninguém). Na sequência, aparecem Ceará (3,64%), Goiás (3,13%), Santa Catarina (2,46%), São Paulo (2,45%) e Pará (2,35%). O desempenho dos demais estados foi abaixo da crítica.

PPS defende uma frente de oposição ao PT neste 2º turno
3) Lamentar profundamente a não-eleição de lideranças do porte de Roberto Freire (SP), Soninha Francine (SP), Raul Jungmann (PE), Stepan Nercessian (RJ), Régis Cavalcante (AL), Humberto Souto (MG) e Luzia Ferreira (MG), entre outros candidatos que seriam essenciais para compor a nossa bancada (mas estaremos todos juntos nesse 2º turno).

4) Fazer um registro (e aqui há uma opinião pessoal, mas embasada nos números) ao equívoco que foi o partido estar dividido na disputa nacional, mais uma vez sob o argumento de privilegiar os interesses regionais. Veja que os dois estados que lideraram no Congresso do PPS e na Convenção a proposta de apoiar Aécio Neves (Minas Gerais e Rio de Janeiro, que mantiveram o apoio explícito ao tucano em toda a eleição), curiosamente foram dois que não elegeram NENHUM DEPUTADO e perderam 3 cadeiras do PPS na Câmara. O Distrito Federal, outro que seguiu com Aécio, idem.

5) A maior surpresa negativa talvez tenha sido Minas Gerais. O PPS teve apenas 1,59% dos votos no Estado, numa coligação proporcional com o PV e o PDT, que elegeu 3 deputados, sendo que o PPS conquistou apenas a 1ª e 2ª suplência, com Humberto Souto e Luzia Ferreira. Para deputado estadual, coligado ao PSDB, o PPS/MG fez 3 estaduais. Aliás, Minas é um caso à parte: Aécio perdeu em sua terra para Dilma e perdeu o Governo do Estado para o PT no 1º turno. Aécio está no 2º turno, veja só, graças aos votos de São Paulo.

Comte Bittencourt, reeleito estadual
6) No Rio de Janeiro, outra decepção. O partido fez apenas 0,52% dos votos, e viu Stepan perder a sua cadeira. Ficou como 2º suplente numa coligação com o PSDB que elegeu somente 2 deputados. O Rio fez 2 estaduais, reelegendo Comte Bittencourt, o presidente estadual do partido.

7) A seguir, segue um balanço geral dos 26 estados e do Distrito Federal:

Acre (0,93% dos votos) - Governador eleito do PT - O PPS não elegeu ninguém, numa coligação com o PSDB (aliás, nem eles).

Alagoas (1,89%) - Governador do PMDB - Não elegemos nenhum federal (Régis é o 3º suplente) e 2 estaduais.

Amapá (1,07%) - Governador do PDT - Não elegemos nada.

Hissa Abrahão, eleito no Amazonas
Amazonas (6,96%) - Governo do PMDB (com apoio do PPS e PT) - Elegemos Hissa Abrahão federal e reelegemos o deputado estadual Luiz Castro (que fez campanha com Marina, independente do PPS local).

Bahia (0,71%) - Governador do PT - O PPS tem Joceval como 1º suplente de um único deputado eleito pela coligação.

Ceará (3,64%) - 2º turno PT x PMDB - O PPS elegeu Moses Rodrigues (o 7º mais votado do estado) e 1 estadual.

Distrito Federal (4,21%) - 2º turno PSB x PR - Não elegemos ninguém. O candidato ao Governo do PSDB (com Adão, do PPS, vice) foi inexpressivo. A única vitória foi derrotar o PT. Eliana Pedrosa é a 1ª suplente do eleito pelo PSDB. Nenhum distrital.

Espírito Santo (1,62%) - Governador eleito do PMDB, derrotou Casagrande do PSB - Nenhum federal. Fizemos 2 estaduais, incluindo o mais votado.

Goiás (3,13%) - 2º turno PSDB x PMDB - O PPS elegeu Marcos Abrão federal e nenhum estadual.

Eliziane, mais votada no Maranhão
Maranhão (5,62%) - Governador do PCdoB, com apoio do PPS - Eliziane Gama mais votada federal e 1 estadual.

Mato Grosso - (0,07%) - Governador do PDT.

Mato Grosso do Sul (0,57%) - 2º turno PT x PSDB.

Minas Gerais (1,59%) - Governador do PT, desbancando 12 anos de PSDB. O PPS fez 3 estaduais.

Pará (2,35%) - 2º turno PMDB x PSDB - O PPS reelegeu federal Arnaldo Jordy e fez 1 estadual.

Paraíba (0,25%) - 2º turno PSDB x PSB.

Sandro Alex e Rubens Bueno reeleitos
Paraná (4,64%) - Governador reeleito do PSDB. O PPS reelegeu federais Sandro Alex e Rubens Bueno. Fez 2 estaduais.

Pernambuco (0,90%) - Governador eleito do PSB, herdeiro político de Eduardo Campos. Raul Jungmann é o 4º suplente numa coligação que elegeu 18 deputados federais.

Piauí (0,25%) - Governador do PT.

Rio de Janeiro (0,52%) - 2º turno PMDB x PRB. Stepan é o 2º suplente numa coligação com 2 eleitos. PPS fez 2 estaduais.

Rio Grande do Norte (0,23%) - 2º turno PMDB x PSD.

Rio Grande do Sul (0,36%) - 2º turno PMDB x PT. O PPS fez 1 estadual.

Rondônia (0,06%) - 2º turno PMDB x PSDB.

Roraima (0,25%) - Governador do PSB. Apesar do baixíssimo desempenho nacional, fez 2 estaduais.

Santa Catarina (2,46%) - Governador do PSD. Carmen Zanotto eleita com mérito e 1 estadual.

Federais Alex Manente e Arnaldo Jardim, estadual Davi Zaia
São Paulo (2,45%) - Governador reeleito do PSDB - O PPS fez dois, Alex Manente e Arnaldo Jardim, e tem o 4º suplente (Freire), a 5ª (Pollyana) e a 7ª suplente (Soninha) em uma coligação que elegeu 20 deputados. Fez 3 estaduais, incluindo o secretário-geral nacional e presidente estadual do PPS, Davi Zaia.

Sergipe (0,72%) - Governador do PMDB.

Tocantins (0,21%) - Governador do PMDB. O PPS fez 1 estadual. 


Enfim, são estes os números e registros iniciais, sujeitos a uma análise política bem mais aprofundada.