sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Sim à fusão PPS+PSB por uma Esquerda Democrática

#PS40: uma nova formatação política para um novo Brasil. "S" de Socialismo. "S" de Sustentabilidade. "S" de uma sociedade plural. "S" de SIM, do nosso apoio irrestrito ao encaminhamento da proposta de fusão destes dois partidos tradicionalíssimos, o PSB (Partido Socialista Brasileiro) com o PPS (Partido Popular Socialista), ambos com toda uma história construída nas lutas humanistas e libertárias da esquerda democrática do país.

A notícia da possível fusão PPS+PSB, formando o novo #PS40, vem se espalhando na imprensa e nas redes (Folha, EstadoÉpocaExame, Jovem PanDiário de Pernambuco, ValorZero HoraO GloboJJ, PB Agora, Folha de Pernambuco, Diga Bahia, Jornal do Tocantins, Brasil 247, Portal R7 etc.). O diálogo entre os dois partidos - retomado agora - foi iniciado antes mesmo da morte do ex-governador Eduardo Campos, então presidente do PSB, com o deputado Roberto Freire, presidente do PPS.

Com a fusão, os socialistas consolidariam a quarta maior bancada da Câmara, com 44 deputados federais, atrás apenas de PT, PMDB e PSDB. Uma força política inegável.

"Será um reencontro ideológico e histórico das forças da esquerda democrática", afirma Roberto Freire. "O novo Congresso precisará passar por uma reorganização, em um processo virtuoso."

Na prática, o novo partido já nasceria quebrando a tradicional polarização PT x PSDB e o velho esquema de coalizão (ou cooptação) governista no Congresso. PSB e PPS estiveram juntos na Coligação Unidos pelo Brasil, que lançou Marina Silva à Presidência da República, e permaneceram unidos no 2º turno, no apoio a Aécio Neves.

"O PSB e o PPS têm uma identidade muito forte. A fusão será programática, devido à semelhança dos programas. Terá também um pouco de pragmatismo porque nos dará uma bancada grande e forte, a quarta da Câmara", disse Freire.

Pelo PPS, além de Roberto Freire, estão empenhados nas negociações os dez deputados federais eleitos do partido e demais dirigentes nacionais. Pelo PSB, além do recém-eleito presidente nacional Carlos Siqueira e do deputado e presidente estadual Marcio França, vieram a São Paulo tratar da fusão o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, eleito primeiro secretário do PSB, Fernando Bezerra Coelho, senador eleito por Pernambuco, e Beto Albuquerque, o candidato a vice de Marina.

O diálogo tem como ponto de partida o Programa de Governo elaborado em conjunto por PSB, PPS e Rede Sustentabilidade, primeiro no apoio à chapa Eduardo/Marina, e posteriormente Marina/Beto. Na sequência devem ser discutidos os estatutos atuais dos dois partidos e promovidos encontros regionais pelo país, para buscar o consenso a partir de eixos temáticos e diretrizes políticas e programáticas.

Do pensamento à ação

Faz tempo que o Blog do PPS, a partir da constatação da falência do atual sistema político-partidário, defende uma ampla reforma na legislação eleitoral e, internamente, a necessidade da "refundação" do PPS.

Daqui saiu, em 2011, a proposta da #Rede23, que posteriormente daria origem à Rede Sustentabilidade de Marina Silva. Integramos desde o início o Movimento por uma Nova Política - apesar de pregarmos essencialmente a BOA política (prática que está muito acima dos rótulos subjetivos de "nova" ou "velha").

Esse movimento pela fusão é, portanto, o desfecho coerente e natural da visão que temos da política e das lutas por uma sociedade mais humana, mais justa e sustentável econômica, social e ambientalmente. Talvez seja pertinente relembrar várias das nossas publicações - e posicionamentos - que já vinham apontando para este caminho que pode nos levar agora ao #PS40.

Leia:

Nós não desistimos do Brasil! PPS e PSB presentes!

Quem votou Marina deve seguir com Aécio no 2º turno

Algumas verdades sobre o "Foro de São Paulo", o PT e a esquerda

Não vamos desistir do Brasil: Agora Eduardo é Marina!

Em respeito ao Brasil e aos brasileiros: #SouMarina40

Manifesto suprapartidário de apoio a Marina Silva 40

Por que o PPS/SP apoiava Eduardo/Marina e Geraldo Alckmin

Vote: Marina Silva presidente, Beto Albuquerque vice

Raio-X do Congresso

PPS faz 10 deputados federais: dois são de São Paulo

Um primeiro balanço do PPS no 1º turno das eleições

PPS, o Partido da Pauta da Sustentabilidade?

Dilmacunaíma no país das mentiras e dos corruPTos

Se "intelectuais" do PT são homens das cavernas, o que esperar dos boçais?

Deus e o diabo na terra do preconceito e da hipocrisia

Tente entender este "samba do petista doido"

A esquizofrenia e o DNA golpista do PT

Cada um tem o Watergate que merece...

Os 124 anos da República e as ameaças à Democracia

Governo x Oposição: "Cara de pau", "neopassadismo"