segunda-feira, 6 de outubro de 2014

PPS, o Partido da Pauta da Sustentabilidade?

Passado o 2º turno, teremos de nos voltar aos problemas de organização, restruturação e reinserção do PPS na sociedade, visto que nossos resultados eleitorais e a nossa identidade política vem se tornando, ano a ano, cada vez menos expressivos.

Há três anos, em 2011, sugerimos o conceito da #Rede23, que até foi aprovado no papel, inserido nos estatutos e aplicado pontualmente em São Paulo e em outras localidades, mas que acabou sendo melhor aproveitado pela Rede Sustentabilidade de Marina Silva.

No atual contexto, em que esse posicionamento de Marina no 2º turno levou a um racha na Rede (provocado sobretudo pela ala que mantém o seu DNA petista) e nos afastam ainda mais desses "sonháticos" (num emaranhado controlado por lunáticos e oportunistas), creio que vivemos outro momento de crise (e oportunidade), que por isso mesmo possibilita a transformação para a superação: o PPS pode ser, de fato, o Partido da Pauta da Sustentabilidade.


A Rede de Marina divulga aos quatro cantos que elegeu seis representantes em 2014. Lista, entre estes, três nomes do PPS (a deputada federal maranhense Eliziane Gama e os estaduais Luiz Castro, do Amazonas, e Carlos Bezerra, também do Maranhão). Sabemos que Marina sairá logo do PSB e seus seguidores pretendem retomar a regularização do seu até então não-partido.

Além destes recém-eleitos, temos mais gente ligada à pauta da Sustentabilidade (em SP, com Ricardo Young, talvez o exemplo mais emblemático; mas há inúmeros outros companheiros em SP, SC, CE, MT, BA, MG, PA, AL, PE etc.), e que não estaria disposta a sair do PPS para se submeter a essas idiossincrasias da Rede.

Entendemos que a Sustentabilidade é uma pauta ampla e complexa, que não pode, não deve e não precisa ser debatida e praticada apenas sob o mesmo teto partidário de Marina. Ao contrário, deve ser o mais transversal e permeável possível entre os partidos e entre outras lideranças políticas e sociais.


Por todos esses fatos - mais o resultado eleitoral do PV, que sai desta eleição ainda menor que o PPS e pode nos levar à reedição de um bloco parlamentar no Congresso - é que devemos refletir sobre o assunto e sair na frente neste tema, com ações e estratégias que tornem o PPS uma verdadeira referência na pauta da Sustentabilidade.

Pelo que conversamos e agimos a partir de SP, com Carlos Fernandes, Davi Zaia, Arnaldo Jardim, Alex Manente, Ricardo Young, Soninha Francine, Claudio Fonseca, entre outros, bem como sabemos de iniciativas em outros estados, podemos avançar nesta empreitada. Temos acúmulo e potencial para tanto. Resta saber se existe vontade política de toda a Direção Nacional.


Fica lançada a proposta ao coletivo partidário, em prol de um futuro mais promissor para o PPS e para o Brasil. Leia também: Sim à fusão PPS+PSB por uma Esquerda Democrática.