quarta-feira, 30 de julho de 2008

PPS/SP vai investir na internet para atrair eleitores

Marina Novaes
Folha Online


A menos de um mês para o início da propaganda eleitoral gratuita na rádio e na televisão - que começa no dia 19 de agosto - os candidatos à Prefeitura de São Paulo já gravam suas aparições e apostam na divulgação na mídia para "esquentar" a campanha eleitoral. Serão 60 minutos de propaganda diária, divididos em dois blocos de meia hora cada.

Parece muito, mas alguns candidatos têm apenas poucos minutos para conquistar o voto do eleitor. Para fazer o tempo valer a pena, os chamados "nanicos" apostam na referência aos seus sites de campanha, onde os eleitores têm acesso irrestrito às propostas de cada candidato.

"O desafio é conseguir concisão em pouco tempo, sem deixar o discurso vazio, mostrando que aquilo é só um pouco das propostas. A idéia é atrair o público para o site", diz Maurício Huertas, secretário de Comunicação do PPS e coordenador de Comunicação da campanha de Soninha Francine (PPS).

Com experiência em TV - Soninha ficou conhecida quando foi VJ da MTV - a candidata deve ter cerca de dois minutos na TV e no rádio, além dos spots ao longo do dia, distribuídos igualitariamente entre todos os candidatos. Segundo Huertas, apesar do espaço curto, a candidata têm dedicado uma média de 4 horas diárias para a gravação dos programas. O objetivo é deixar 18 programas prontos até o início da campanha na TV, que deve custar cerca de R$ 150 mil à chapa.