segunda-feira, 7 de julho de 2008

Domingo no Parque: festa, alegria e família reunida

A largada oficial da campanha de Soninha Francine (PPS) à Prefeitura de São Paulo, neste primeiro dia permitido pela legislação eleitoral, foi de um domingo tipicamente paulistano: família reunida, passeio no parque e almoço no Mercadão, no centro da cidade.

Com um dia ensolarado e o entusiasmo contagiante das filhas e da militância que a acompanhou nas caminhadas no Horto Florestal, no Parque da Juventude e no Mercado Municipal, Soninha ressaltou o simbolismo de iniciar a campanha destacando assuntos como o meio ambiente, o lazer do paulistano e a mobilidade urbana.

O candidato a vice de Soninha, o cineasta João Batista de Andrade, ex-secretário estadual de Cultura, foi outro que não escondeu a empolgação. Aos 68 anos de idade, parecia um adolescente registrando com a sua câmera todas as cenas do primeiro dia da campanha eleitoral.

A caminhada nos parques da zona norte foi marcada pela grande aceitação do público, que parava Soninha para conhecê-la, tirar fotos, declarar o voto e desejar boa sorte na campanha. Em carreata, a comitiva da candidata seguiu para uma visita e almoço no tradicional Mercado da rua da Cantareira.

A visita ao Mercadão foi uma festa. Todos os comerciantes faziam questão de apresentar e oferecer seus produtos para degustação. Na Barraca do Juca (que inspirou até um personagem do ator Tony Ramos na novela da Globo "A Próxima Vítima"), Soninha degustou uma série de frutas, das mais comuns às exóticas.

Após percorrer todos os corredores do Mercado, Soninha almoçou no bar Salada Paulistana, a convite do proprietário do estabelecimento, o ex-vereador e ex-deputado petista Henrique Pacheco. O bar é todo decorado com objetos típicos da cidade, incluindo uma estátua em tamanho natural do folclórico cantor e compositor Adoniran Barbosa.

À tarde, a ida ao Parque Santo Dias, na zona sul, serviu para tratar de um tema mais sério: a ocupação da área de mananciais, tendo em vista que a questão ambiental e a reocupação territorial da cidade são prioridades da formulação do programa de Soninha, que está aberto à participação da sociedade no site do Projeto SP.