segunda-feira, 21 de julho de 2008

"Engano" de reportagem prejudica trabalho sério

A matéria "Candidatos à Prefeitura de São Paulo têm agenda intensa", reproduzida no domingo (20/7) em sites de notícias como G1, Terra, iG, Estadão e em emissoras de rádio, trata apenas da agenda de Marta, Alckmin e Kassab, e termina com o seguinte parágrafo: "A reportagem procurou os demais candidatos à disputa eleitoral em São Paulo, com mais de 1% de intenção de votos na pesquisa Ibope, mas não obteve retorno".

Afirmamos que é uma informação mentirosa. E, como toda mentira, isso é prejudicial à candidata, ao partido e à toda equipe de campanha. Primeiro, porque a reportagem não procurou a assessoria da Soninha. Segundo, que não precisaria nem procurar, pois a agenda, além de ser transmitida por e-mail, é pública e está disponível sempre atualizada no site da campanha: www.soninha23.can.br

Portanto, ou por falta de tempo ou de vontade, a matéria não tratou do dia da candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo. Assim como não tratou dos demais, além dos três que lideram as pesquisas. Estranhamente, porém, outros veículos o fizeram. Então, certamente não foi por "falta de retorno", como afirma o autor da matéria. Melhor evitar outro "engano" da próxima vez, procurando informar corretamente o leitor. (Nota do Blog do PPS/SP: A editoria responsável pela matéria nos procurou posteriormente para explicar a falha ocorrida. Portanto, bola pra frente!)