terça-feira, 15 de julho de 2008

Band sorteia ordem dos debatedores de 31 de julho

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) será o primeiro a responder a uma pergunta (escolhida pela produção), no primeiro bloco do debate que a Rede Bandeirantes transmitirá no próximo dia 31 de julho. A candidata do PPS à Prefeitura, Soninha Francine, será a primeira a fazer as considerações finais, no quinto e último bloco. A ordem foi definida por sorteio realizado nesta segunda-feira, na sede da emissora, no bairro do Morumbi.

O debate será conduzido pelo jornalista Boris Casoy. À direita do apresentador (ou à esquerda do vídeo) estarão, pela ordem: Gilberto Kassab, Paulo Maluf (PP) e Marta Suplicy (PT). À esquerda de Boris (à direita na TV), Geraldo Alckmin (PSDB), Ivan Valente (PSOL) e Soninha Francine.

Cada candidato estará posicionado em uma bancada, mas terá liberdade para se movimentar pelo estúdio durante o debate. A Band usará o recurso da "tela dividida", colocando em cena, ao mesmo tempo, o candidato que faz a pergunta e aquele que dará a resposta. Isso flagra as diversas reações e expressões dos candidatos.

Do segundo ao quarto bloco, candidato pergunta para candidato. Perguntas de 30 segundos, respostas de um minuto e meio. Réplicas e tréplicas de um minuto. A ordem das perguntas também obedecerá a sorteio. Cada candidato escolhe para quem dirige a sua pergunta (entre aqueles que ainda não responderam naquele bloco).

No quinto e último bloco, jornalistas da Band perguntam aos candidatos que, em seguida, farão as considerações finais seguindo a ordem inversa do primeiro bloco.

Outros debates

Se a Band fará, como já é tradicional, o primeiro debate da TV, neste ano o portal iG decidiu promover o primeiro debate aberto na internet (leia aqui). Será nesta quinta-feira, dia 17 de julho, a partir das 15h. Soninha tem presença confirmada.

Outra novidade foi anunciada pela Rede Record, que desistiu de rivalizar com a Globo pela data do último debate (reveja) e confirma oficialmente nesta terça-feira a sua intenção de promover o seu encontro no dia 28 de setembro.

Portanto, está assim definido o calendário de debates até o momento:

17/07 - Debate IG

31/07 - 1º Debate Band

24/08 - Debate Gazeta

28/08 - 2º Debate Band

28/09 - Debate Record

02/10 - Debate Globo