segunda-feira, 14 de julho de 2008

Marta e Alckmin fogem do primeiro debate eleitoral

Toda eleição é a mesma coisa: quem lidera as pesquisas de intenção de voto corre do debate. Dessa vez, como a petista Marta Suplicy e o tucano Geraldo Alckmin aparecem praticamente empatados (dentro da margem de erro das pesquisas, o que pode significar a liderança de um ou da outra) , ambos fizeram um acerto informal e - se não houver qualquer mudança de estratégia - pretendem participar apenas dos debates da Rede Bandeirantes (dias 31 de julho e 28 de agosto) e da Rede Globo (no dia 2 de outubro).

Assim, está inviabilizado o primeiro debate eleitoral de 2008 - que o jornal O Estado de S. Paulo pretendia realizar na próxima terça-feira, dia 15. Com a desistência de Alckmin e Marta, o jornal preferiu cancelar o encontro.

Diferente está agindo o portal iG, que mantém para quinta-feira, dia 17, o primeiro debate da internet brasileira. Confirmaram presença Gilberto Kassab (DEM), Soninha Francine (PPS), Paulo Maluf (PP) e Ivan Valente (PSOL).

Resta saber a reação do eleitorado à fuga orquestrada de tucanos e petistas. Terá algum peso na avaliação dos candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto? A sociedade aceita essa estratégia? E as outras emissoras que pretendem organizar os debates, como Gazeta e Record, vão desistir como fez o Estadão, ou insistir como faz o iG?

Veja aqui o que Soninha Francine já comentou em seu blog sobre estes debates e o comportamento dos favoritos.