terça-feira, 8 de julho de 2008

Portal do iG convida internautas a "debate inédito"

A disputa pelo "último debate" na TV, travada entre a Globo e a Record (leia), chegou à Internet e envolve os portais iG e Estadão pela primazia de realizar o "primeiro debate aberto" da rede.

O iG convidou os candidatos desde junho. O Estadão resolveu passar na frente e anunciou nesta segunda-feira a intenção de promover o primeiro debate em uma semana. Representantes de Geraldo Alckmin e Marta Suplicy já manifestaram o entendimento de que é "muito cedo" para debater, mas ainda não responderam oficialmente aos convites.

Para a assessoria de Gilberto Kassab, a preocupação é outra: o horário dos debates. Das 11 às 13h, como propõe o Estadão, e das 15h às 17h, como quer o iG, é horário de expediente do prefeito. O argumento é: ele poderia largar o "trabalho" para debater como candidato?

Participação dos internautas

Sem se preocupar com a polêmica, o iG segue anunciando "no próximo dia 17 de julho, às 15h, o primeiro debate, aberto e ao vivo, da história da internet do Brasil."

Segundo o portal, o link com as imagens ao vivo do evento estará disponível para reprodução por qualquer site ou blog, livre e gratuitamente. Qualquer internauta pode também gravar perguntas aos candidatos e enviar para www.ig.com.br/videopergunta.

O júri formado por Mariana Castro, gerente de jornalismo do iG, Camila Nascimento, Gabriela Dobner, Leandro Beguoci e Nara Alves, todos jornalistas do iG, vai escolher até dez perguntas entre as 20 mais bem-avaliadas pelos próprios internautas. O mediador do debate será o jornalista Flávio Gomes.

"Com a liberação do sinal do debate, o iG pretende disseminar a informação sobre o processo eleitoral na maior cidade do Brasil e contribuir com a ampliação da participação política da população", afirmam. "Nos EUA, no ano passado, parceria entre o site de vídeos Youtube e o canal de TV CNN possibilitou a promoção de debate entre os pré-candidatos à presidência tanto do Partido Democrata quanto do Partido Republicano."