Ao contrário de outros candidatos, que ou demoram demais para compreender a importância da internet ou gastam rios de dinheiro com tecnologias avançadíssimas, a candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, resolveu simplificar e inovar em seu site oficial de campanha: reuniu todos os recursos e ferramentas gratuitas da rede para fazer um trabalho dinâmico e com custo zero.
O endereço oficial da campanha www.soninha23.can.br na realidade direciona o internauta para o Blog da Campanha da Soninha, com informações sempre atualizadas, o programa de governo aberto à população, as últimas notícias e o perfil da candidata à Prefeitura e do vice João Batista de Andrade.
Além da biografia e do blog dos candidatos do PPS, há um espaço de perguntas e respostas de Soninha sobre os mais variados temas: visão política; por que ser candidata; a saída do PT; a administração municipal; mobilidade urbana, trânsito e transporte; passado, presente e futuro; e assuntos polêmicos (maconha, aborto, gays, fidelidade partidária, mulheres na política).
Há ainda um link para vídeos com Soninha Francine, arquivo de entrevistas, fotos, jingle e material de campanha para download. Também está disponível a agenda diária da candidata para consulta e acompanhamento das atividades da campanha.
Inclusão digital
Não é por acaso esse diferencial buscado na campanha virtual. A candidata do PPS é a única que já utilizava a internet no seu dia-a-dia. Ela é, de fato, a expressão de como utilizar da melhor forma os recursos da rede. Soninha tem o site oficial do mandato (que está sendo todo reformulado), tem o blog de política (que abriga uma espécie de diário da campanha), tem o blog da Folha Online (interrompido durante as eleições), tem perfis e comunidades no Orkut, tem vídeos no Youtube, tem podcast (arquivos em áudio)...
"É emblemático este investimento zero de recursos na utilização da internet pela campanha da Soninha. Antigamente falavam do tostão contra o milhão. Hoje talvez seja algo como a Daslu contra a 25 de Março, o salto alto e a bolsa Louis Vuitton contra a mochila nas costas e o tênis All Star", brinca o jornalista e publicitário Maurício Huertas, coordenador de Comunicação da campanha de Soninha.
"Brincadeiras à parte, é interessante fazer esse tipo de comparação pois há candidatos que falam da boca pra fora de revolução social na internet ou de inclusão digital porque o marqueteiro acha que é moderninho falar isso. Só que gastam fortunas para chegar ao resultado que nós chegamos sem gastar nenhum centavo. Fazem uma coisa forçada, que não combina com eles e que o eleitorado percebe que soa falso. Nós não precisamos de marqueteiro porque o nosso produto já é o melhor, sem retoques, sem botox, sem truques nem maquiagem. Não vamos inventar o que já existe e está à disposição de qualquer um."
Todas as ferramentas do site de campanha da Soninha são gratuitas e encontradas na própria rede: do domínio .can (autorizado pelo TRE para todos os candidatos) à hospedagem e redirecionamento do endereço virtual, passando pela construção dos blogs, o armazenamento das fotos e o canal de vídeos.
O site da campanha é dinâmico e está em permanente aprimoramento. As próximas novidades serão os links para a página pessoal de cada candidato a vereador e um recurso que permitirá a qualquer internauta montar um videoclipe com o jingle da campanha.
Veja também:
Falou em Internet, falou em Soninha
PPS inova e aposta na eleição de "vereador virtual"