segunda-feira, 28 de julho de 2008

Morre arquiteto Joaquim Guedes, candidato do PPS

O arquiteto e professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo), Joaquim Manoel Guedes Sobrinho, morreu no domingo, 27, vítima de atropelamento, nas proximidades do apartamento onde morava, na avenida Nove de Julho, em São Paulo. Guedes tinha 76 anos e seria candidato a vereador pelo PPS nestas eleições.

Guedes foi um dos grandes nomes da arquitetura paulista, com obras de residências, escolas e edifícios em que se destacam rigor, delicadeza e elegância formais. Ele planejou as cidades de Carajás (PA), Marabá (PA), Barcarena (PA) e Caraíba (BA), durante o ciclo da mineração, nos anos 1970.

Participou também de vários concursos internacionais, entre eles a recuperação urbana da área industrial de Bicocca, ao norte de Milão, na Itália, e o Centro Cultural de Lisboa, em 1988.

Guedes estava licenciado do cargo de presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB. Seu corpo está sendo velado na FAU (rua Maranhão, 88, Higienópolis), local onde se formou, na terceira turma da escola. O enterro será nesta terça-feira, 29 de julho, às 17h00, no Cemitério do Araçá (Avenida Dr. Arnaldo, 666).