quarta-feira, 23 de julho de 2008

Band fará debate com oito candidatos no dia 31/7

Como já virou rotina, esta semana começou com mais uma rodada de reuniões estressantes sobre os debates eleitorais e a cobertura da campanha na TV. Na Band, a novidade para quinta-feira, dia 31, é que o debate não terá mais apenas seis concorrentes, como estava previsto, mas oito. Para evitar contratempos jurídicos.

Na Globo, ora a Globo... A partir de 4 de agosto a emissora pretende cobrir nos telejornais o dia-a-dia dos três primeiros colocados nas pesquisas, mas considera que há um empate técnico na terceira posição, entre Kassab e Maluf. A solução encontrada: cobrir a agenda dos quatro (mais os líderes Marta e Alckmin). Fica de fora, portanto, entre os cinco candidatos que disputarão o último debate no dia 2 de outubro, apenas a quinta colocada: Soninha.

Mas, enfim, Soninha tem uma boa margem sobre os demais seis candidatos (de um total de 11 concorrentes à Prefeitura) e estará presente no debate da Globo. Isso se qualquer outro candidato não obtiver uma liminar obrigando que a emissora o inclua também entre os debatedores - e a Globo tenha que mudar seus planos de fazer um debate com apenas cinco nomes.

Na Band, a inclusão de mais dois candidatos no debate, aumentando de seis para oito, acaba beneficiando Ivan Valente (PSOL). Isso porque o critério de definição da escolha dos seis nomes é a última pesquisa do Ibope antes do debate. E houve uma surpresa: o sexto colocado, com 1%, é Ciro Moura (PTC), contrariando todas as expectativas. Assim, com a inclusão de ambos e mais Renato Reichmann (PMN), todos os oito candidatos de partidos com representação na Câmara dos Deputados estão atendidos, conforme exige a legislação eleitoral.