sábado, 8 de dezembro de 2007

Alckmin e Marta estariam empatados no 1º Turno

A Pesquisa Datafolha que será divulgada neste domingo pelo jornal Folha de S. Paulo aponta a vereadora Soninha Francine, pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, com índices de intenções de voto que variam de 2% a 4%.

É um resultado excelente no primeiro levantamento que inclui o nome de Soninha em vários cenários possíveis. O tucano Geraldo Alckmin lidera em todas as consultas.

Essa amostragem com Soninha à frente de nomes como Aldo Rebelo (PCdoB) e Arlindo Chinaglia (PT) indica que a candidatura do PPS está se consolidando e tem ainda um amplo espaço de crescimento.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), estariam praticamente empatados na corrida pela Prefeitura, se a eleição fosse hoje.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de novembro. Foram entrevistados 1.089 moradores a partir de 16 anos da capital paulista.

De acordo com o levantamento, o tucano perdeu quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em agosto, caindo de 30% para 26% das intenções de voto. Marta ganhou um ponto, passando de 24% para 25%. Em terceiro lugar está o atual prefeito da cidade, Gilberto Kassab (DEM), que passou de 10% para 13%, em um cenário em que os três políticos foram apresentados ao eleitor.

Segundo o jornal, o tucano também perderia pontos se Kassab estivesse fora da disputa. Neste caso, ele cairia de 37% para 29%, enquanto Marta subiria de 23% para 27%, repetindo o empate técnico. A pesquisa também simulou a retirada de Alckmin da disputa. Em um cenário sem o ex-governador, Marta lideraria isolada, com 28% (um a mais que a pesquisa anterior). Já Kassab manteria os mesmos 20% de agosto.

Segundo turno

Em um possível segundo turno, Geraldo Alckmin venceria as eleições tanto com Marta quanto com Kassab na disputa, segundo a pesquisa Datafolha.

No cenário com a petista, o tucano teria 53% contra 39% de Marta. No entanto, a distância entre ambos caiu se comparada à pesquisa anterior, que era de 57% contra 35%. Se disputasse com Kassab, Alckmin venceria com 59%. Kassab teria 25%. Em agosto, o ex-governador tinha 62% e o atual prefeito, 22%.