sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Troca de gentilezas ou início da guerra eleitoral?

A Câmara Municipal de São Paulo assistiu ontem a formação de uma parceria inusitada na aprovação das contas de diversos ex-prefeitos e do primeiro ano do atual.

Por exemplo: a ex-prefeita Marta Suplicy teve suas contas aprovadas com apoio do DEM (ex-PFL). O PT retribuiu a "gentileza" e aprovou sem ressalvas as contas de 2006 do prefeito Gilberto Kassab.

Por outro lado, os petistas votaram pela rejeição das contas do ex-prefeito José Serra, em 2005; e os tucanos deram o troco: tentaram derrubar, sem sucesso, as contas tanto de Marta Suplicy quanto de Paulo Maluf.

O placar das votações foi bem curioso e revelador de como a política é dinâmica e surpreendente.

Marta teve 37 votos favoráveis e 13 contrários para as contas de 2004 - último ano da gestão petista na Capital.

As contas de Maluf também foram aprovadas: de 1993 (19 votos favoráveis), de 1994 (20 votos a favor) e de 1995 (por 19 votos). Apesar de haver 25 votos contrários às contas de Maluf, prevaleceu o parecer favorável do TCM (que só poderia ser derrubado com 1/3 dos votos da Câmara).

O ex-prefeito Celso Pitta, por outro lado, teve as contas de 1997 rejeitadas por 25 vereadores (11 vereadores defenderam Pitta e foram contra a rejeição) e as de 1998, por 26 votos (com os mesmos 11 apoiadores). Não se atingiu o quórum necessário e a votação ficou pendente.

O placar de José Serra foi de 39 votos pela aprovação e 12 (todos do PT) contra.

Mas o campeão de votos foi mesmo Kassab, que teve aprovadas as contas do primeiro ano de administração por 45 votos (com apenas 3 contrários). Isso que é aprovação! Difícil vai ser o PT criticar na campanha um prefeito tão certinho... ai, ai... essa eleição de 2008 promete!