quarta-feira, 1 de agosto de 2007

A vida de Betinho, Chico Mário e Henfil no cinema

Três Irmãos de Sangue: Betinho, Chico Mário e Henfil. Herbert José de Souza (Betinho), Francisco Mário de Souza (Chico Mário) e Henrique de Souza Filho (Henfil).

Três brasileiros cujas vidas se confundem com a própria história política, social e cultural do Brasil no século XX.

Muitas lutas marcaram a vida dos três – contra a hemofilia, contra a ditadura, contra a fome. A luta pela anistia, contra a Aids, em defesa da música brasileira, pelas Diretas Já, pela vida.

A solidariedade foi a arma desses três irmãos, que tentaram transformar o Brasil num país mais justo e solidário. Cada um participou a seu modo das transformações que pontuaram o país: Betinho, por meio de campanhas sociais; Henfil, com seu humor perturbador; e Chico Mário, com a beleza de suas músicas.

O documentário "Três Irmãos de Sangue" , com direção e roteiro de Ângela Patrícia Reinigerque, estréia no dia 17 de agosto nos cinemas e mostra o ambiente familiar em que os irmãos cresceram e a trajetória de cada um.

O exílio de Betinho e a “volta do irmão do Henfil” em 1979. Henfil e seus marcantes personagens, como Graúna, Baixinho e Bode Orelana, entre outros. A batalha de Chico Mário pela música independente e pela expressão autônoma do artista.

No dia 9 de agosto faz dez anos da morte do Betinho, e no dia 22 de agosto seria aniversário de Chico Mário. Parte da renda será destinada a entidades de assistência aos HIV positivos.

Entre os entrevistados para a realização do documentário estão nomes como Aldir Blanc, Ivan Lins, João Bosco, Joyce, Millôr Fernandes, Tárik de Souza, Wagner Tiso e Ziraldo.

Assista aqui o trailer.