quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Jovem Pan é homenageada pela Câmara de SP

Por iniciativa da vereadora Myryam Athie, a Câmara Municipal de São Paulo realizou ontem à noite uma sessão solene em homenagem à Rádio Jovem Pan pela campanha "Jovem Pan Pela Vida, Contra as Drogas".

A campanha da Pan é um sopro de esperança às famílias que convivem diariamente com este fantasma do mundo contemporâneo, que atormenta a nossa juventude e deixa mães e pais com o coração na boca e de mãos atadas cada vez que os nossos filhos saem para a rua, para a escola, para o trabalho ou para o lazer.

As drogas não deterioram apenas os órgãos e tecidos do corpo humano, mas esgarçam e destroem principalmente o tecido social, a rede de amigos e a fina teia das relações familiares de quem se deixa seduzir por essa armadilha traiçoeira.

O projeto coordenado exemplarmente pela jornalista Izilda Alves, entre outras iniciativas brilhantes da Pan, aborda todos os aspectos fisiológicos e psico-sociais relacionados com o uso de diversas drogas, inclusive o álcool, ajudando na recuperação dos dependentes, na conscientização dos usuários e de seus familiares, e na prevenção do uso casual pelo público potencialmente mais suscetível.

A banalização das drogas, hoje em dia, em todos os ambientes sociais, potencializa extraordinariamente o problema. Já não bastam os conselhos que nós, quando jovens, recebíamos dos nossos pais: não aceite nada de estranhos, cuidado com as más companhias, chegue cedo em casa.

Não existem mais esses limites claramente traçados para a ameaça da experimentação das drogas. Hoje elas estão na escola, na festa, no clube, no cursinho, na faculdade, na praça, na balada, no parque, na casa do amigo, na lanchonete da esquina.

O que Izilda e a Pan conseguem, com a campanha, é explicitar muitas vezes a falta de empenho e o desinteresse das instituições governamentais em fornecer à população informações precisas dos riscos e conseqüências do vício e da dependência química; o descaso com que o tema é normalmente tratado em casa e no meio escolar, notadamente no meio universitário; e a implicação dessa desconsideração na vida psicológica e social da juventude brasileira.

Se a droga já foi sinal típico da contestação e da rebeldia do jovem, de irreverência e insubordinação, hoje, ao contrário, só comprova a submissão covarde ao que há de mais doente e podre do mundo adulto, uma repetição suicida de tudo aquilo que o jovem pensa se opor, mas reproduz às vezes sem nem ao menos se dar conta que está servindo como mera engrenagem do sistema que ele julgava combater.