segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Filiação do corinthiano Ronaldo repercute no país

O anúncio da filiação ao PPS do ex-goleiro e ídolo corinthiano Ronaldo Soares Giovanelli e da sua pré-candidatura à Câmara Municipal de São Paulo já repercute positivamente no Brasil inteiro, principalmente entre os paulistanos e torcedores alvi-negros.

De comunidades virtuais no Orkut a diversas rádios no interior do país, da conversa jogada fora em botecos ao Painel da Folha de S. Paulo (ao lado), é crescente a repercussão do assunto.

Como bem definiu o jornalista José Roberto Torero recentemente, no Blog do Torero, ao analisar o resultado da enquete "Meu Goleiro Inesquecível":

Em 1º lugar ficou o senhor Ronaldo Soares Giovanelli. Isso não quer dizer que ele seja o melhor, mas sim o mais lembrado (o que talvez seja mais importante do que ser o melhor). Ronaldo foi símbolo do Corinthians durante uma década e, além de ser bom goleiro, tinha uma personalidade marcante. Era bem-humorado, dava entrevistas polêmicas, adorava seu próprio time e ainda tinha uma banda de Rock. Como um garoto corintiano podia não gostar do cara?

É este cara simples, carismático, simpático e acessível, que vem despertando declarações espontâneas de voto faltando mais de um ano para a eleição, quebrando a resistência e o preconceito de boa parte da sociedade contra os políticos e a política.

"Tem o meu voto", diz um. "Já ganhou", arrisca outro. "Vou transferir meu título de eleitor para São Paulo", exagera um eleitor de Dourados, no Mato Grosso do Sul.

No meio de tanto apoio explícito, há também uma preocupação com o conteúdo das propostas de Ronaldo, para ele não ser "mais um" na política. Está certo. Não basta ser um ídolo ou uma celebridade, é preciso ter preparo, vocação e boa vontade para a vida pública. O ex-goleiro não está aí para brincadeira. Tem responsabilidade e consciência do seu papel. Vai que é tua, Ronaldo! Leia mais.