quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A Justiça, a imprensa e o "grampo português"

O ministro do STF Ricardo Lewandowski não leva muita sorte com a imprensa. Poucos dias depois de ter sido flagrado pelo jornal O Globo trocando mensagens eletrônicas com uma colega, a ministra Carmen Lúcia, virou outra vez manchete de jornal, dessa vez revelando que o Supremo "votou com a faca no pescoço".

Como a imprensa (a mesma que seria responsável pela tal faca no pescoço e até pela "invenção" do mensalão) descobriu isso? Simples: se fosse piada, teria um personagem de nome Manoel ou Joaquim. Mas não parece ser lusitana a origem do sobrenome Lewandowski. Essa nova modalidade de "grampo português" consiste em falar confidências por telefone em local público, a poucos metros de uma repórter.

As novas revelações de Lewandowski estão relatadas hoje na capa da Folha de S. Paulo pela jornalista Vera Magalhães. Somadas àqueles outros comentários, fotografados diretamente da tela de seu computador, tornam o ministro a principal fonte (involuntária, obviamente) de informações do caso do mensalão. Leia aqui.