quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A grande jogada de Marta Suplicy em São Paulo

Para quem não percebeu ainda, a ministra do Turismo Marta Suplicy está em plena campanha para o Governo do Estado de São Paulo. Frustrada na sua pretensão de ser indicada ministra das Cidades pelo presidente Lula, a ex-prefeita paulistana deu um jeitinho e resolveu por conta própria adaptar a Pasta que lhe coube aos seus interesses particulares.

O encontro estratégico de ontem com o prefeito Gilberto Kassab é só um indicativo do que está por vir. Marta está simplesmente se colocando como principal opositora em São Paulo do PSDB, que governa o Estado há 13 anos, desde a primeira eleição de Mário Covas em 1994. Os tucanos não têm nenhum nome competitivo para a eventual sucessão de José Serra em 2010, se o atual governador deixar o cargo para disputar a Presidência da República.

Com o crescimento de Kassab e a cristalização do favoritismo de Geraldo Alckmin para a Prefeitura, Marta faz uma jogada inteligente: retira seu nome da disputa municipal, preservando-se para a eleição de 2010 e estimulando o racha entre Kassab e Alckmin; enquanto prepara o lançamento de um preposto do seu grupo para disputar a Prefeitura (provavelmente Jilmar Tatto), sem chances reais de vitória, mas que seria o fiel da balança no segundo turno opondo os até então aliados DEM e PSDB.

Mapeamento do Estado

Enquanto assiste de camarote à disputa fratricida entre tucanos e democratas, Marta Suplicy abre o cofre como nunca se viu antes aos prefeitos de municípios paulistas. Sob o argumento do incentivo ao turismo, Marta na verdade libera recursos para obras, infra-estrutura e até saneamento básico, conquistando a simpatia de gestores de todos os partidos e construindo uma rede de relacionamentos que poderá lhe ser útil eleitoralmente em 2010.

O alvo declarado de Marta são as 67 principais estâncias turísticas do Estado, atendendo às reivindicações dos prefeitos e dos deputados federais, por meio das emendas ao Orçamento.

A ministra tem um dado revelador: em 2006 o Ministério do Turismo conseguiu aprovação de 99% das emendas dos parlamentares.

Outra prioridade de Marta é o programa Viaja Mais – Melhor Idade, que vai beneficiar os idosos (segundo a ministra, o país tem 16 milhões de aposentados, dos quais 8 milhões ganham mais de um salário mínimo e se enquadram no perfil do programa).