segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Encontro do Oeste e Centro Expandido emociona

Sob o lema "Um Sinal Verde para São Paulo" e em apoio ao "Programa Cidades Sustentáveis", foi realizado neste sábado (17/9) mais um dos encontros regionais do PPS paulistano, desta vez reunindo os diretórios zonais da região Oeste e do Centro Expandido com a potencial candidata à Prefeitura de São Paulo, a ex-vereadora Soninha Francine.

Participaram, entre outros, o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire; os vereadores paulistanos Claudio Fonseca e Milton Ferreira; o chefe de gabinete da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Ulrich Hoffmann; o líder sindical Chiquinho Pereira, da UGT e do Sindicato dos Padeiros; o secretário-geral do PPS/SP, Nelson Teixeira; o secretário de Comunicação, Maurício Huertas; e o presidente municipal, Carlos Fernandes.

A potencial candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, falou sobre a importância da participação da população e dos pré-candidatos a vereador na construção de um programa de governo alternativo e viável para a cidade.

Como usuária dos serviços públicos, do SUS ao transporte coletivo, Soninha também falou, com propriedade e conhecimento de causa, das necessidades estruturais e problemas sociais mais urgentes.

Representando a Rede Nossa São Paulo, parceira do PPS desde a campanha municipal de 2008, o especialista George Winnik fez mais uma exposição da Plataforma Cidades Sustentáveis, compromisso assumido pelo partido e pelos seus candidatos à eleição de 2012.

Militantes homenageados

Foram homenageados os militantes históricos do PCB/PPS Maria Sallas Dib, de 83 anos, e Amaro Aquilino Meneses, de 91 anos de idade, ambos com mais de sete décadas de atuação partidária.

Maria Sallas é metalúrgica aposentada e membro do grupo Tortura Nunca Mais. Começou a trabalhar com oito anos, na Cooperativa de Produção e Consumo, fundada por seu pai, o comunista Orestes Sallas, numa fazenda no município de Presidente Prudente, interior de São Paulo. Foi quando iniciou também a militância pelo comunismo, ainda adolescente. Leia mais.

Outro que despontou para a militância política na Juventude do Partido Comunista Brasileiro, em 1940, foi o pedreiro pernambucano Amaro Aquilino Meneses, que chegou em São Paulo como clandestino em um navio. Leia mais. Pai da professora Vera Lúcia Meneses, pré-candidata a vereadora pelo PPS, foi o patrono do encontro deste sábado.

Novas filiações

O encontro regional da Zona Oeste e do Centro Expandido marcou também a filiação de duas mulheres combativas, as mais novas militantes e pré-candidatas a vereadora pelo PPS: Professora Zinha e Ivanise Esperidião da Silva Santos.

Ivanise Esperidião da Silva Santos é fundadora e presidente da ONG Mães da Sé. Ela teve a filha desaparecida há 15 anos e deu um depoimento comovente sobre a sua atuação na busca de pessoas desaparecidas. Leia aqui a íntegra da emocionada fala de Ivanise.

A Professora Zinha lecionou no Colégio Santana e foi professora de Soninha Francine por oito anos seguidos. Hoje, aos 64 anos, tem toda uma vida dedicada ao ensino. Ao lado de amigos e familiares, falou sobre a importância da Educação para o desenvolvimento do país. Um exemplo de garra e de vitalidade.

Próximo encontro: zona sul, dia 24

O próximo encontro será no sábado, 24 de setembro, às 10h, reunindo os Zonais da Região Sul. Local: Auditório Paulo Kobayashi, da Assembléia Legislativa de São Paulo, no Ibirapuera.

São discutidos em cada encontro os assuntos pertinentes àquela região, sempre sob o olhar do desenvolvimento sustentável, com a participação da população local, de representantes da sociedade civil e de entidades organizadas.

Nestes encontros também são eleitos os diretórios zonais do PPS e debatidos os grandes temas preparatórios para o Congresso Municipal (22 de outubro), para o Congresso Estadual (6 de novembro) e para o Congresso Nacional do PPS (9, 10 e 11 de dezembro, em São Bernardo do Campo).

CALENDÁRIO DE CONGRESSOS ZONAIS

03 de setembro - às 10h - Zonais da Região Norte - Local: Auditório do Shopping Santana, Av. Voluntários da Pátria, 2.182 - Próximo do Metrô Santana.

17 de setembro - às 10h - Zonais das Regiões Oeste e Centro Expandido - Local: Colégio Flamingo - Av. Francisco Matarazzo, 913 - Barra Funda.

24 de setembro - às 10h - Zonais da Região Sul - Local: Auditório Paulo Kobayashi, da Assembléia Legislativa de São Paulo.

1º de outubro - às 10h - Zonais da Região Leste - Local: UNICSUL - Unniversidade Cruzeiro do Sul - Avenida Doutor Ussiel Cirilo, 204 - São Miguel.

22 de outubro - CONGRESSO MUNICIPAL DO PPS. Local: Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 10h.


Leia também:

Cidades Sustentáveis: o compromisso do PPS/SP

São Paulo precisa de um "Sinal Verde"