A jornalista e ex-vereadora Soninha Francine (PPS) tem entre 6% e 11% das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, como aponta a primeira pesquisa Datafolha para a eleição municipal de 2012, divulgada hoje.
A ex-prefeita Marta Suplicy lidera em todos os cenários em que aparece como candidata do PT (entre 29% e 31%), inclusive quando enfrenta o tucano José Serra. Neste confronto direto PT x PSDB, Marta teria 29% e José Serra 18%. Este é o cenário (improvável, hoje) em que Soninha teria a sua menor votação (6%).
Sem Marta na disputa e com Serra, o tucano aparece surpreendentemente empatado com Celso Russomano (PP), com 19%. Soninha teria 9% neste cenário.
Em todas as situações apresentadas sem Serra e sem Marta, a candidata do PPS aparece como terceira força em São Paulo, com 11% das intenções de voto. É um resultado bastante significativo, visto que Soninha está fora da mídia e, por imposição da coligação estadual, também ficou de fora das eleições de 2010 (quando o PPS tentou apresentá-la como candidata ao Senado).
Sem Serra e Marta, Soninha só fica atrás de Celso Russomano (PP) e de Netinho de Paula (PCdoB), mas supera todos os demais concorrentes, como Paulinho da Força (PDT), Aloysio Nunes, José Aníbal ou Bruno Covas (PSDB), Gabriel Chalita (PMDB), Eduardo Jorge (PV) e até mesmo o preferido de Lula, o ministro da Educação Fernando Haddad (PT).
O melhor resultado dos tucanos, sem Serra na disputa, é obtido por Aloysio Nunes (com 10%), atrás de Celso Russomano (20%), Netinho de Paula (15%) e Soninha (11%).
Dos outros pré-candidatos tucanos, Bruno Covas não passa de 6% e José Anibal de 5%, sempre atrás dos 11% de Soninha.
Outras surpresas negativas na pesquisa, muito abaixo do resultado esperado, são Gabriel Chalita (PMDB), que não passa de 5%, e Fernando Haddad (PT), estacionado em inexpressivos 2%.
Veja aqui todos os números da pesquisa que coloca Soninha com 6% a 11% das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo em 8 cenários diferentes.