quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Transparência total: a "nova política" ao pé da letra!

Para conhecimento geral, em nome desta "nova política" que pretendemos construir, defender e praticar, com absoluta transparência, veja a posição oficial do PPS a partir de um questionamento do repórter Fábio Zambeli, do Painel da Folha de S. Paulo, sobre o pacto proposto aos "marineiros" para as eleições de 2012.

A intenção do PPS é unir Soninha Francine e Ricardo Young em uma candidatura conjunta à Prefeitura de São Paulo, decidindo entre ambos a chamada "cabeça de chapa" e construindo um programa de governo com base na Plataforma das Cidades Sustentáveis, sob o lema "Um Sinal Verde para São Paulo".

Em seguida, conheça também o teor de um e-mail encaminhado a Ricardo Young, um dos líderes e idealizadores do "Movimento pela Nova Política" ao lado de Marina Silva, reforçando este compromisso público do PPS.

Fábio Zambeli: Pergunto especificamente sobre a possibilidade de ingresso de parte dos apoiadores de Marina Silva no PPS: em que estágio estão as tratativas? O partido cogita ceder a cabeça de chapa ao Ricardo Young, caso seja essa uma condição para entrada dos "marineiros"?

Resposta do PPS: O nosso posicionamento nos bastidores é o mesmo expresso no blog e no site. Estamos propondo esse pacto, com a devida transparência, até para afastar qualquer insinuação crítica de mero oportunismo eleitoreiro. Trata-se de um posicionamento político claro e consciente.

É, sem dúvida, uma oportunidade única que temos e queremos concretizá-la: fazendo este "laboratório" em 2012 (amparado no tema da nova política e das cidades sustentáveis, que não por acaso chamamos de "um sinal verde para São Paulo") e que, se bem sucedido, indica também o rumo nacional para 2014, fugindo da polarização entre PT e PSDB.

Dentro desta proposta de PACTO e CONSTRUÇÃO - e também na prática da tão desejada nova política - não trabalharemos com a imposição da cabeça de chapa, nem para a Soninha nem para o Ricardo Young.

Por um lado, se for a Soninha a candidata - como foi em 2008 - será porque provamos que se trata de uma construção coletiva, muito maior que um desejo individual ou partidário. Se o candidato for o Young, será porque o Movimento demonstrou - como imaginamos ser possível - maior poder de aglutinação e potencial de crescimento, agregando apoios importantes na sociedade, que não teríamos sem essa condição.

Portanto, não existe questão fechada. Queremos os apoiadores de Marina no PPS e teremos nove meses, até o prazo das convenções eleitorais que decidirão os candidatos em junho de 2012, para gestar essa candidatura, uma proposta alternativa viável para a cidade de São Paulo e definir quem é o cabeça de chapa mais indicado para liderar esse pacto, com a participação direta da sociedade e sem "frituras", negociatas ou constrangimentos de qualquer tipo.

Respondendo diretamente: o Ricardo Young, assim como Fabio Feldmann ou João Paulo Capobianco, para citar outros nomes entre os apoiadores de Marina, pode sim encabeçar uma chapa do PPS à Prefeitura de São Paulo.

Uma coisa é certa: com a vinda dos marineiros para o partido, Young e Soninha estarão juntos na mesma chapa. Esse é o compromisso público assumido pelas direções municipal, estadual e nacional do PPS. Para o bem da política paulistana e do Brasil.


A seguir, o teor do e-mail encaminhado a Ricardo Young:

Prezado Ricardo,

Copio aqui aos presidentes municipal, estadual e nacional do PPS - e igualmente à Soninha - reiterando o nosso compromisso: o pacto já anunciado, a construção da candidatura conjunta e o projeto coletivo serão maiores do que qualquer ambição pessoal.

Este compromisso é público, transparente, explícito. Nem teríamos como recuar.

A nossa intenção, como dissemos repetidas vezes, é sermos protagonistas deste Movimento por uma Nova Política. E, a partir de São Paulo, apresentar uma candidatura alternativa e viável, com uma chapa de candidatos a vereador igualmente representativa, tendo como base a plataforma das cidades sustentáveis e como lema "um sinal verde para São Paulo".

Venha para o PPS. Vamos construir juntos a melhor proposta para a cidade em 2012 e apontar o novo rumo para 2014.

Seguimos confiantes no sucesso desta iniciativa. Da nossa parte está decidido!


Leia também:

São Paulo precisa de um "Sinal Verde"

Carta aberta do PPS aos "marineiros"