terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Alckmin x Serra: o que será que será?

O jornalista Ricardo Noblat comenta hoje em seu blog que "Alckmin tem tudo para virar refém de Serra". E explica:

Sabe por que José Serra e Geraldo Alckmin não se entendem em torno da escolha do candidato do PSDB a prefeito de São Paulo?

É muito simples: um desconfia do outro.

Serra teme que Alckmin, uma vez eleito prefeito, dispute com ele a indicação do PSDB para candidato à sucessão de Lula. Ou apóie a indicação do governador Aécio Neves, de Minas Gerais.

Para infernizar a vida de Serra, Aécio apóia a candidatura de Alckmin a prefeito.

O temor de Serra faz sentido. Alckmin herdaria de Gilberto Kassab (DEM) uma prefeitura nos trinques. E poderia fazer uma boa administração. A lembrança do seu nome para presidente em 2006 o empurraria para cima nas pesquisas de intenção de voto.

A maior parte dos pontos que Serra amealha nas pesquisas decorre da lembrança do seu nome como candidato a presidente em 2002.

Da parte de Alckmin: ficando dois anos sem mandato para concorrer ao governo estadual, ele seria obrigado a virar desde já cabo eleitoral da candidatura de Serra a presidente. Do contrário Serra lhe negaria apoio para ser candidato.

E se Serra mais adiante decidisse apoiar outro nome para o governo? Por que não o de Kassab caso ele se reeleja prefeito? Selaria em definitivo a aliança PSDB-DEM para a eleição presidencial.

Alckmin tem horror à idéia de se tornar refém de Serra. Mesmo assim, tudo indica que não lhe restará outra saída. É jogo jogado o apoio do PSDB à candidatura Kassab. Serra controla a maior fatia do partido.