quinta-feira, 15 de maio de 2008

Movimento Nossa São Paulo abre hoje seu Fórum

No mesmo dia em que o Movimento Nossa São Paulo comemora um ano de existência, nesta quinta-feira (15/5), têm início as plenárias do 1º Fórum Nossa São Paulo – Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável. As plenárias vão até domingo (18/5), no teatro do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141).

O primeiro dia do evento é dedicado ao debate e à apresentação de propostas para melhorar o transporte público e a mobilidade na cidade. Não por acaso, o mesmo tema eleito pelo PPS e pela nossa candidata à Prefeitura, Soninha Francine, como prioridades do plano de governo para São Paulo.

A partir das 9h da manhã desta quinta-feira, há o debate "São Paulo Vai Parar? A Crise de Mobilidade na Cidade", que terá, entre os participantes, portadores de deficiência, taxistas, ciclistas, pedestres, motoboys e representantes de fabricantes de veículos, de trabalhadores e empresas de transporte, de órgãos públicos municipais e estaduais ligados ao tema.

À tarde, haverá a apresentação de “Propostas para Melhorar o Transporte Público, o Trânsito e os Índices de Poluição na Cidade”. Após a apresentação das propostas, haverá um momento para debater e esclarecer questões levantadas pelo público.

Às 19h, terá início a abertura oficial do Fórum, com a apresentação do grupo Mawaca, que recria temas tradicionais de variadas etnias, buscando conexões com a música brasileira. Após o espetáculo musical, os participantes do Fórum receberão a saudação inicial de representantes do Movimento.

Em seguida, a roda de conversa "Sociedade Civil e Democracia Participativa" terá como convidados o escritor e religioso dominicano Frei Betto, o filósofo e professor da PUC-SP Mário Sérgio Cortella, a especialista em igualdade racial e coordenadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e da Desigualdade (CEERT), Cida Bento, a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, o ex-governador de São Paulo Claudio Lembo e o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Eduardo Ferreira.

O processo de participação no Fórum começou em fevereiro deste ano, e envolveu dezenas de organizações - empresas, associações, sindicatos, escolas – que realizaram encontros preparatórios para a formulação de propostas.