domingo, 18 de maio de 2008

Folha destaca possível apoio de Erundina a Soninha

Entre as matérias mais lidas da Folha Online (que tem um ranking específico para isso) neste fim-de-semana, estava: "Soninha acena para Erundina na busca de apoio para disputar Prefeitura de SP".

Leia o texto, na íntegra:

A vereadora Soninha Francine (PPS-SP) afirmou, nesta sexta-feira, que sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo segue "firme e inabalável". Soninha acenou ainda para a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), dizendo que gostaria muito de ter o apoio dela.

"O PSB é um partido da nossa simpatia. Eu queria muito a Erundina com a gente. Se eu for eleita ela vai ter uma secretaria", disse Soninha.

Erundina já foi convidada pelo PT para ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada pela ministra Marta Suplicy (Turismo) e disse que aceitaria a oferta, mas o PSB vetou as negociações. O partido, que faz parte do chamado bloquinho junto com PDT e PC do B, trabalha para ter candidato próprio nesta eleição.

Segundo Soninha, o PPS está decidido a ter candidatura própria e não vai entrar em alianças encabeçadas por outros partidos. Ela admitiu que o PPS foi assediado pelo DEM, mas garante que a decisão pela candidatura própria é definitiva, e a oficialização depende apenas das datas determinadas da Justiça Eleitoral.

"Por enquanto, não há candidatura porque o calendário não permite. Estamos apenas aguardando a convenção municipal", disse a vereadora. Segundo ela, o partido deve se reunir no dia 14 de junho para sacramentar a decisão.

Soninha afirmou que já dá as negociações com o DEM por encerradas, e que acredita que o partido do prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) também encara as conversas da mesma maneira.

"Ontem nos encontramos e ele [Kassab] me desejou boa sorte. Eu entendi que é para a eleição", contou Soninha.

A vereadora admite que suas chances de conquistar a prefeitura são remotas, mas vê sua pré-candidatura como uma opção para os eleitores.

"À medida em que os partidos fecham alianças, há menos candidatos e o eleitor fica com menos opções. Eu sou uma alternativa para quem não quiser votar em alguém que já conhece", disse ela, em referência às experiências administrativas de seus concorrentes --Kassab e Marta na prefeitura, e Alckmin no governo do Estado.