Pesquisa Datafolha divulgada neste fim-de-semana, a menos de cinco meses das eleições, mostra que a ministra Marta Suplicy (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) continuam tecnicamente empatados na liderança da corrida pela prefeitura, ambos na casa dos 30% de intenção de votos. Com 15%, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) permanece isolado na terceira colocação.
Ocorre que, dos cenários apresentados na pesquisa, apenas em um deles o Datafolha exclui os nomes de Paulinho (PDT) e Luiza Erundina (PSB), apresentados até então como pré-candidatos do chamado "bloquinho" - mas que, já se sabe, não disputarão a eleição (ou será lançado Aldo Rebelo, ou vão se coligar com Marta).
É neste cenário sem Erundina, sem Paulinho e sem Maluf que a candidata do PPS à Prefeitura, vereadora Soninha Francine, atinge a sua melhor posição na pesquisa: a quarta colocação (atrás de Marta, Alckmin e Kassab), com 3% de votos.
No cenário que hoje seria o mais provável, com Maluf (PP) na disputa e a candidatura de Aldo Rebelo (PCdoB) pelo "bloquinho", Soninha aparece na quinta colocação (atrás de Mauf e à frente de Aldo), mantendo os mesmos 2% das pesquisas anteriores.
Esta quinta colocação seria suficiente para incluir Soninha nos debates eleitorais da Globo e da Band, o que certamente aumentaria o conhecimento sobre a sua candidatura e consequentemente as intenções de votos.
Também é esperado um crescimento com as inserções publicitárias do PPS na TV, nos dias 2, 4, 6, 9 e 11 de junho, e a Convenção Eleitoral do PPS que vai oficializar no dia 15 de junho a candidatura de Soninha à Prefeitura e a chapa própria de 83 candidatos à Câmara Municipal.