segunda-feira, 12 de novembro de 2007

PPS sai na frente para eleições municipais de 2008

O PPS/SP deu a largada para as eleições municipais de 2008 na sexta-feira, ao realizar o 1º Encontro dos Pré-candidatos, com a presença da vereadora Soninha Francine (pré-candidata à Prefeitura de São Paulo), militantes e dirigentes do PPS, que lotaram o auditório do Sindicato dos Padeiros, no centro da cidade.

Foi um sucesso esta primeira reunião de trabalho, que possibilitou a apresentação de todos os novos filiados e pré-candidatos a vereador do partido na capital, além das estratégias de comunicação do PPS paulistano.

Ao site oficial na Internet e ao Blog do PPS/SP, que estão disponíveis para receber contribuições de textos, idéias, artigos, críticas e sugestões, irá se somar o "Projeto SP" - uma ferramenta inovadora, aberta e interativa para receber e debater propostas para São Paulo, que nos permitirá construir um programa de governo identificado com os cidadãos paulistanos e que marcará definitivamente este novo perfil do PPS.

Neste sentido, a pré-candidatura da vereadora Soninha Francine à Prefeitura é também uma alternativa para qualificar o debate, resgatar princípios e ideais que parecem fora de moda na política, construir um programa de governo verdadeiramente identificado com a cidade e reaproximar o PPS de movimentos populares e sociais.

Balanço do Diretório Municipal

Foi apresentado um balanço das atividades desta gestão e dos resultados obtidos pelo partido em São Paulo desde as eleições do ano 2000. Destacou-se a mudança do perfil do PPS com o anúncio de uma chapa de 150 pré-candidatos a vereador para 2008 que consolidam a legenda como opção viável para o eleitorado paulistano.

Destes 150 pré-candidatos (124 homens e 26 mulheres), oriundos dos mais diversos segmentos (leia aqui), 83 serão indicados em junho de 2008, na convenção eleitoral do PPS, para compor a nossa chapa própria.


Crescimento do PPS

Em 2000, o PPS paulistano obteve 173.778 votos (somando os 7.825 votos de legenda com os 165.953 votos nominais), ou 3,2% dos votos válidos. Teve 65 candidatos a vereador. Elegeu dois.
 
Essa votação de 2000 foi 10 vezes maior que a obtida na eleição anterior, em 1996. Na ocasião, os quatro candidatos a vereador lançados pelo PPS (na coligação com o PT) conquistaram cerca de 17 mil votos, somados aos votos que a legenda recebeu. 
 
Em 2004, o PPS obteve 250.792 votos (somados os 244.373 votos nominais com os 6.419 votos de legenda), ou 4,2% dos votos válidos. A chapa tinha 69 candidatos. Elegemos novamente dois, faltando cerca de 12 mil votos para eleger um terceiro vereador da bancada.
 
Um crescimento, portanto, superior a 43% na votação de 2004 sobre a votação de 2000.

Eleições de 2004

Nas últimas eleições municipais, o PPS integrou a coligação que elegeu o prefeito José Serra e o vice Gilberto Kassab, ao lado do PSDB e do então PFL.

Uma curiosidade: o PPS superou, em quantidade de votos, partidos tradicionais como o PFL (do vice-prefeito Kassab), o PDT (que tinha Paulinho, da Força Sindical, como candidato à Prefeitura de SP) e o PCdoB (pela primeira vez teve chapa própria, dissociada do PT).



A partir deste 1º encontro dos pré-candidatos do PPS às eleições municipais de 2008, a Direção do PPS/SP reitera que está diariamente à disposição para todos os esclarecimentos necessários, informações sobre a rotina partidária, legislação eleitoral, formulação e discussão de propostas de políticas públicas para a cidade.

Esta série de atividades e realizações demanda um esforço coletivo e responsabilidade mútua. Participe!

Leia também:

Conheça o calendário e a legislação para as eleições de 2008

PPS já se mobiliza para as eleições de 2008 em São Paulo

O PPS está de cara nova na cidade de São Paulo

O PPS e a estratégia eleitoral para o Estado de São Paulo