quarta-feira, 7 de novembro de 2007

PPS está de cara nova na cidade de São Paulo

A filiação ao PPS mais comentada na mídia é a da vereadora Soninha Francine (ex-PT), que já se coloca como pré-candidata à Prefeitura de São Paulo. Mas há várias outras aquisições valiosas, que vão também nos permitir requalificar o debate sobre a cidade, resgatar princípios e ideais que parecem fora de moda na política, construir um programa de governo verdadeiramente identificado com os cidadãos paulistanos e reaproximar o PPS de movimentos populares e sociais.

O velejador, medalhista olímpico e ex-secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Lars Grael, por exemplo, é outro recém-filiado do PPS e uma excelente opção de candidato à vice-prefeitura de São Paulo.

Ainda no segmento esportivo, disputará em 2008 uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo o ídolo corinthiano Ronaldo Soares Giovanelli, goleiro que mais vestiu a camisa do Corinthians em seus 97 anos de história. Outros nomes com experiência são o ex-secretário municipal de Esportes, Heraldo Corrêa, e o presidente do Clube Indiano, Haroldo dos Santos.

No setor de Cultura e Educação, há o cineasta e ex-secretário estadual João Batista de Andrade (foto), o ator e ex-deputado Kito Junqueira, o produtor cultural Alexandre Youssef (coordenador de Juventude na gestão da prefeita Marta Suplicy) e o ex-vereador eleito pelo PCdoB (2000-2004), Cláudio Fonseca, presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal.

Outros sindicalistas e representantes de categorias profissionais também estão filiados ao PPS, como Chiquinho Pereira (foto), do Sindicato dos Padeiros, Ernane Pastore (Motoboys), Benedito de Souza (Técnicos Industriais), Hamilton Sant´anna (Modelos), Toninho da Cooperativa (Transportes), Luciano Tadeu Damiani (Videolocadoras), Miriam Modesto (Jornalistas), Osvanir de Souza (Taxistas) e Eliomar Rodrigues Pereira (Escolas de Educação Infantil).

Dissidentes de outros partidos também se filiaram ao PPS: o grupo da deputada federal Luiza Erundina se transferiu do PSB e apresenta algumas pré-candidaturas para 2008, com destaque para Edson Silva, ligado à comunidade católica. Do PSC migraram o comerciante Jesus de Aquino e a representante do movimento GLBT Sandra Catarina. Do PSDB vieram Heida Lee, da comunidade chinesa, a professora Vera Lucia Zanelato e o jovem José Lemes Soares.

Outras pré-candidaturas de professores se destacam: Edinho Dom Macário, Edgard Santana, José Máximo Filho, Jihad Saab.

Há ainda bancários (Sérgio Olivastro, Sandra Barbosa, Antonio Pinto Sobrinho), médicos (Dr. Milton Ferreira, Dr. Luiz Mamede, Dr. Belfort, Dr. Reinaldo Rubens de Barros, Dr. Edson Monteiro, Dr. Fábio Kassab), comerciantes (Adalberto Maciel, Ivan Melo, Paulo Cesar Fonseca) e funcionários públicos (Adélcio Meira, Reginaldo dos Santos, Tania Lentini, J.R., Carlos Aguiar, Toninho Teixeira, Valderi Nogueira).

No setor empresarial, o mais novo filiado é Ciro Batelli, que foi por 14 anos vice-presidente da rede de hotéis Caesar Palace, com sede em Las Vegas. Formado em Direito, presidente do Comitê Nacional Pró-Legalização do Jogo no Brasil, é consultor internacional em turismo e entretenimento.

Há vários empresários que se destacam no PPS, como o ex-deputado Emerson Kapaz; o jovem Ronaldo Koloszuk, dirigente da FIESP; Pedro Massami, dono de uma rede de supermercados na zona leste; o construtor Antonio Carlos Barros; o publicitário Vivaldo Rodrigues; o jornalista Rogério Casagrande; além de Luiz Fernando Naso e Antonio Cipolla, que já fazem parte da direção municipal do partido.

Na defesa do Direito do Consumidor, há dois grandes destaques: os advogados Paulo Cremonesi e Rosana Chiavassa, ela que foi a primeira mulher a disputar a presidência da OAB de São Paulo.

Da Juventude do PPS, há pré-candidatos como os advogados Ricardo Maritan e Eduardo Mennucci (neto do deputado Palmiro Menucci, presidente do Centro do Professorado Paulista), o publicitário Ivor Carvalho, e os estudantes Janaína Costa, Rogerio Oliveira e Mario Malina (neto do dirigente histórico do PCB/PPS, Salomão Malina).

No setor da Segurança Pública, destaca-se o delegado do Denarc, Clóvis Ferreira de Araújo.

No segmento evangélico há, entre outros, os pastores Marcio Leon, Marcos Maia, Otacílio Oliveira e Hideraldo Pagliarini.

Entre engenheiros, arquitetos e urbanistas há nomes como o subprefeito da Casa Verde, Marcos Gadelho, e o fundador da ONG Riscos Urbanos, Joca Martins.

Até um ex-vereador de Taquaritinga e presidente da Câmara daquele município por três oportunidades, Wilson Abdalla Mansur Zaquia, transferiu o domicílio para o PPS de São Paulo.

Assim vai se formando a nova cara do PPS e uma chapa própria de pré-candidatos a vereador que em 2008 o partido terá a oportunidade de apresentar à sociedade. Há vários outros nomes a destacar, cada um com boa expressão e representatividade dentro do seu segmento. Voltaremos ao assunto, apresentando um a um.