Enfim a Petrobras ouviu o apelo popular, cedeu ao bom senso e anunciou que a partir de 2009 fornecerá o diesel com 50 ppm (partículas por milhão) de enxofre, índice adotado na maioria dos países desenvolvidos.
Para isso, investirá R$ 9 bilhões, até 2012, em unidades de hidrotratamento do combustível. E garantiu que, caso a demanda não atenda às necessidades do mercado no tempo previsto, importará o diesel mais limpo.
“Em janeiro de 2009 o novo combustível estará nas refinarias”, garantiu Paulo Roberto Costa, diretor da Área de Abastecimento da Petrobras. Entretanto, ele ressaltou que ainda há pontos para serem definidos e que não dizem respeito diretamente à empresa: “É preciso criar toda a logística de distribuição e revenda, já que os postos necessitarão de bombas especiais. Também não há um consenso sobre o preço do produto e sua tributação”.
Mas o anúncio da Petrobras ainda não é garantia de que o ar estará mais limpo a partir de 2009. Segundo Costa, o novo diesel só será comercializado se os veículos estiverem com motores adequados, os chamados Euro IV.
“Querer resolver a questão apenas com o combustível de melhor qualidade é um erro. O mundo não fez assim. É tapar o sol com a peneira. Se o Brasil quiser levar a sério essa questão, a redução das emissões exige motores de última tecnologia e controle rígido por parte dos Estados na manutenção das condições de uso desses equipamentos", enfatizou.
O deputado estadual Davi Zaia e o federal Arnaldo Jardim estão organizando para a próxima segunda-feira (dia 3 de dezembro, às 14h) um seminário sobre "a qualidade do diesel combustível e seus efeitos no meio ambiente urbano" com especialistas no tema e representantes de organizações sociais e ambientais.
O diesel combustível utilizado no Brasil vinha sendo questionado pelos dois parlamentares do PPS, que pretendem esclarecer e mobilizar a sociedade para pressionar a Petrobras, responsável pela comercialização de 90% do diesel no país, a cumprir norma do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que estabelece a redução do teor de enxofre existente no diesel combustível para 50 partes por milhão (ppm) até 2009.
A vereadora Soninha Francine, pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, também já confirmou sua presença no evento. Veja aqui mais datalhes.