terça-feira, 20 de novembro de 2007

20 de novembro: Dia da Consciência Negra

Pelé não é o maior jogador de futebol de todos os tempos porque é negro. Mas é um negro que é o maior jogador de futebol de todos os tempos. Parece bobagem, mas faz uma sutil diferença.

Igualdade é a palavra chave! Fim do preconceito e da discriminação. Fim da segregação racial. Fim da intolerância. A consciência e o talento não têm cor, raça, credo, gênero ou classe social.

Zumbi dos Palmares, Nelson Mandela, Bob Marley, Jimi Hendrix, Ray Charles, Nat King Cole, Malcolm X, Muhammad Ali, Michael Jordan, Pixinguinha, Machado de Assis, Lima Barreto, Kofi Annan, Louis Armstrong, Cartola, Daiane dos Santos, Leônidas da Silva, Robinho, Milton Nascimento, Sammy Davis Junior, Clementina de Jesus, Sidney Poitier, Milton Gonçalves, Grande Otello...

São todos homens e mulheres destacados e bem sucedidos em suas áreas de atuação, que coincidentemente são negros e negras. Orgulhosamente negros, mas sobretudo seres humanos.

O ativista Martin Luther King, um dos mais importantes defensores dos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor ao próximo, proferiu em 1963 o discurso "Eu Tenho Um Sonho", que ainda hoje é referência na luta pela igualdade.

Veja alguns trechos abaixo:

"Eu digo a vocês hoje, meus amigos, que eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.

Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!"


Outra belíssima homenagem à integração, à igualdade e à consciência humana foi feita pelo grupo Paralamas do Sucesso, por acaso um trio de brancos, nos seguintes versos da música Selvagem:

"Os negros apresentam suas armas / As costas marcadas, as mãos calejadas /
E a esperteza que só tem quem tá cansado de apanhar."