quarta-feira, 14 de novembro de 2007

As verbas públicas do Esporte são astronômicas?

Tem político que anda no mundo da lua, tem outros que prometem até o céu para aparecer na mídia. A maioria se julga estrela. Uns vão para o espaço com idéias mirabolantes. Outros não decolam nem com verbas astronômicas. Há ainda os que orbitam figuras de luz própria da política, mas não passam de planetas-anões.

Soubemos que de 12 a 18 de novembro está acontecendo, com recursos do Orçamento municipal, uma tal 1ª Semana de Esportes Astronômicos da Cidade de São Paulo, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

A foto ao lado é da divulgação do evento, que prega: "Que a força esteja com a Cidade! Ciência, Corpo e Mente em união por Esporte e Astronomia". Mas que raio seria isso?

A "explicação" vem da Secretaria de Esportes: "Nesse período, diversas atividades esportivas e de lazer levarão os paulistanos ao místico ambiente astronômico."

Como assim? Acompanhe o que diz o site da Prefeitura:

Spinning Intergaláctico no Planetário do Ibirapuera – o planetário do Ibirapuera projetará imagens de planetas, galáxias e universos diversos. Serão 80 bicicletas à disposição do público para realizar o "Passeio Ciclístico pelo Universo". As sessões terão duração de 50 minutos a uma hora.

Dias 16, 17 e 18/11 – sessões às 15h, 17h, 19h (Passeio Ciclístico pelo Universo) e 21h (Spinning).

Gincana Astronômica Universitária – serão definidas oito equipes, uma para cada planeta do sistema solar. Elas terão como missão desvendar um misterioso roteiro, composto por diversas atividades esportivas, tais como caminhada, corrida e ciclismo. As atividades acontecerão em locais peculiares da cidade, verdadeiros ícones paulistanos em termos astronômicos, como a Cratera de Parelheiros.

Caravana do Yoga Astronômico (Planetário Inflável) – em todos os dias da semana, um planetário inflável e móvel será levado para regiões da cidade que não possuem acesso tão fácil ao mundo da astronomia, especialmente a periferia do município. Aulas de yoga serão ministradas para a população da região e treinamento dos indivíduos para que os conhecimentos e técnicas de meditação sejam transmitidos à sociedade.

Aula de Yoga na Praça do Pôr-do-Sol – Assim como aconteceu durante a Virada Esportiva, práticas de yoga serão ministradas durante a tarde até o anoitecer na Praça do Pôr-do-Sol, com o acompanhamento de projeções do universo em telões. Na seqüência teremos a declamação da Cerimônia do Sol de Carlos Paez Vilaró, que será abertura para uma série de declamações de Poesias que transcendam os temas da Terra.

18/11 - 14h às 19h – Yoga; 19h até 22h – Declamação de Poesias.

Baile Astronômico – para agitar ainda mais a 1ª Semana de Esportes Astronômicos, será organizada uma grande festa que contará com músicas e decorações temáticas. O baile está programado para o dia 17, no Esporte Clube Pinheiros - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2500 (Estacionamento na Rua Tucumã, altura do nº 300). Pessoas fantasiadas como personagens de Star Wars e Star Trek prometem animar o evento.


Se você estiver se sentindo um E.T., bem vindo ao clube. Nós também.