sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O necessário repúdio contra as atrocidades do Pará

Ocorre neste fim-de-semana, em Brasília, o Congresso Nacional das Mulheres do PPS (leia). Infelizmente, num momento bastante crítico da participação feminina na política. Afinal, o que seria um acontecimento deplorável em qualquer contexto, ganha contorno ainda mais repugnante por envolver essencialmente mulheres - da vítima, menor de idade, às autoridades cúmplices e omissas.

Trata-se do triste episódio da menina de 15 anos detida numa cela do Pará junto com 20 homens, violentada pelos presos e pelo Estado que deveria lhe garantir a dignidade. Uma governadora, uma secretária de segurança pública, uma delegada - todas respondem solidariamente pela atrocidade cometida. A ministra Nilcéia Freire, da Mulher, por sua vez, não disse uma só palavra sobre o caso.

Louve-se aí apenas a denúncia do Conselho Tutelar, formalizada por uma mulher, que nos permitiu descobrir que acontecimentos como esse são considerados absolutamente normais nas cadeis do Pará e talvez de todo o Brasil.

Que as mulheres do PPS dêem o seu grito de repúdio contra esta situação escandalosa, em oposição ao silêncio covarde do governo petista - que em outros tempos faria um merecido estardalhaço internacional e clamaria por Justiça! Que vergonha!