terça-feira, 6 de novembro de 2007

A Copa do Mundo é nossa!!! (ou deles?)

Por falar de Lula entrando em campo, será algum delírio persecutório, um mero transtorno oposicionista passageiro ou manifestação exacerbada de irritação política o fato de enxergarmos no logo da Copa de 2014, nestes quatro números estilizados, uma semelhança exagerada com quatro letrinhas: L - U - L - A ?

Bom, podem dizer que é um ato falho ou traição do subconsciente. Talvez o reconhecimento enviesado da "conquista" do governo Lula ao lado de toda a corja da CBF de Ricardo Teixeira & cia. ao trazer a Copa para o Brasil, nesta empolgante disputa de país-sede sem adversários.

O fato é que não faltam motivos para criticar. Parece coisa de velho esquerdista repetindo o chavão: "o futebol é o ópio do povo". Aliás, "repetir o chavão" deve soar aos ouvidos de jovens esquerdistas desacostumados com essa frase como prática de venezuelano que reelege o "grande" presidente Chavez. Nada muito diferente do nosso.

O ex-goleiro Ronaldo, ídolo da torcida do Corinthians, foi um dos que soltou o verbo contra o oba-oba da Copa do Mundo no Brasil, como se os políticos não tivessem mais nenhuma preocupação com a miséria e as carências da população nas áreas de saúde e educação, por exemplo.

É bom ouvir isso de alguém que vive do futebol e que é apaixonado pelo esporte, para mostrar que, como diria Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra.

Que venha a Copa, e com ela os investimentos e a infra-estrutura que (esperamos) acabará sendo herdada para o bem das cidades que sediarão os jogos do torneio. Mas não pensem que o povo é bobo, que aceita qualquer engodo que lhe passam como se fosse a oitava maravilha do mundo. Nem todos.

Leia abaixo artigo de outro ídolo corintiano, Sócrates (que escreve com o seu filho Gustavo), além da opinião do jornalista Janio de Freitas e da vereadora Soninha Francine sobre a Copa no Brasil.