terça-feira, 6 de novembro de 2007

Artigo de Soninha Francine; eis o ótimo título: "!!?!"

SONINHA*

!!?!

Apesar da "magnitude" e da "complexidade" de uma Copa, a Fifa "inspecionou" relatórios, não as cidades. Começa bem.

Eis que o Brasil será novamente sede de uma Copa, vencendo por W.O. "O grupo de inspeção opina que o Brasil está em condições de organizar uma Copa do Mundo excepcional", informa o relatório de avaliação da candidatura. O país "possui o potencial necessário e demonstrou que é muito capaz de organizar uma Copa excepcional", reitera. "Demonstrou" como, caras-pálidas?

Um relatório objetivo, baseado na inspeção das condições atuais e na análise de promessas e projeções para o futuro distante, não deveria jamais se aventurar no território dos adjetivos. "Excepcional"?

Isto porque, "apesar de o Brasil poder orgulhar-se de uma vasta tradição como anfitrião de eventos esportivos (?!) e de outra natureza, as normas e exigências da Fifa excedem consideravelmente as de qualquer outro evento organizado na história do país". É verdade. Mas o rigor das normas em si não parece ser o mesmo dos autores do relatório.

Para começar, eles verificaram pessoalmente 5 das 18 cidades candidatas. E em visitas breves. Foram nove dias no total. Diante de evento de tamanha "magnitude e complexidade", como dizem, não seria recomendável assistir ao menos a um jogo de futebol em cada cidade? Não seria mais útil do que almoçar nos palácios de governo?

Há lugares em que nem pisaram. As 13 outras candidatas fizeram apresentações "profissionais e apaixonadas" aos inspetores enquanto estavam no Rio de Janeiro. Foi o suficiente para "se darem conta perfeitamente (!) do potencial de cada uma".

Isso porque era candidatura única... Se fossem vários os concorrentes, eles teriam tempo para inúmeras viagens internacionais. Que gastassem sola de sapato por aqui!
O relatório é contraditório em si mesmo. A conclusão final é a de que temos "boa infra hoteleira e em número suficiente nas possíveis cidades anfitriãs".

Mas o capítulo específico sobre estadia diz que "é preciso se esforçar para fazer frente ao déficit que ainda existe" e identifica uma insuficiência ""em particular, no caso de São Paulo" (!!). Mais adiante, diz que as cifras estão abaixo do requerido "nas cidades-chaves de Rio de Janeiro e São Paulo" (!!!).

Em compensação, depois de "revisar esta informação exaustiva com absoluta objetividade", o grupo de inspeção concluiu que "a atual (!!!) infra-estrutura de transporte permitiria ao Brasil organizar uma excelente (!) Copa em 2014".

"As 18 possíveis anfitriãs têm bons aeroportos". Ao prever grandes deslocamentos em função de determinadas partidas, o grupo "pode confirmar com confiança (!!!) que a infra-estrutura de aeroportos poderia receber numerosos passageiros em viagens de ida e volta em um único dia". Quanto ao transporte urbano, temos "boas infra-estruturas para dar conta dos espectadores de uma partida". Incrível. Devem ter ido ao Maracanã de helicóptero.

Se ao menos dissessem que "os investimentos anunciados proporcionarão estrutura...". O Brasil tem o direito de querer sediar uma Copa. Mas podíamos fazer mais por merecer o evento... Mais que só amar e jogar bem o futebol. Nesse jogo, não se pode perder nem cogitar ganhar jogando feio.


(artigo publicado na Folha de S. Paulo em 30/10)