quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Pizzaria Brasil (20 anos no ramo): sob nova direção

Na expectativa do resultado do julgamento dos 40 acusados do mensalão, parece oportuno recomendar o livro "Pizzaria Brasil", de autoria de Cláudio de Oliveira (compre aqui). Acima, todos os presidentes do Brasil dos últimos 20 anos, no traço de Cláudio.

Imperdível desde o prefácio, de Chico Caruso:

Cláudio de Oliveira, cartunista e último comunista, é historiador!

Conheci Cláudio de Oliveira em Natal nos anos oitenta, num salão de humor organizado por comunistas.

Wober Júnior, do Partidão, organizava o evento, para o qual as massas não acorreram. Mas estava lá, eu, Cláudio, Wober, Zé Dias, seu braço direito – ou esquerdo, vá lá.

Tinha também uma senhora simpática, que eu imaginei fosse a nossa Rosa de Luxemburgo, e não muito mais.

Quando soube que o Oliveira tinha conhecido o mundo vermelho in loco, fiquei muito surpreso. Como fico agora, com este livro que está nas suas mãos: é um puta livro de história! E economia, sociologia e política, desses anos recentes.

Uma pesquisa séria e ponderada, como bons comunistas – se existissem mais – deveriam sempre fazer.

E essa quantidade de textos – pra mim, que só faço e leio figurinhas, é surpreendente – quase não deixa ver o excelente caricaturista que o Cláudio sempre foi.

Seus bonecos podem ser facilmente construídos, ou modelados, dada a perfeição de seu conhecimento do caricaturado. Alckmin, Marta, Fernando Henrique, Dona Ruth, Lula, são tão eles mesmos que desconfio que à noite saem do livro e dão uma voltinha.

Um luxo para historiadores, um estímulo aos jovens que não viveram essa época, um registro do que está para acontecer. Grande Cláudio!