quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Iniciativa do PPS paulistano ganha versão carioca

A idéia que o PPS/SP teve de lançar a candidatura de Roberto Freire a vereador de São Paulo, para reposicionar o partido e qualificar o debate político nas eleições municipais de 2008 através da sua principal liderança nacional, ganhou uma versão carioca: o PSOL planeja lançar a ex-senadora Heloísa Helena à Câmara do Rio de Janeiro.

Assim como Roberto Freire deve transferir seu domicílio eleitoral de Pernambuco para São Paulo, Heloísa Helena trocaria Alagoas pelo Rio, para disputar uma eleição sui generis - com o debate já pautado pelas questões nacionais e fortemente influenciada pela corrida sucessória de 2010.

Segundo pesquisa obtida pelo PPS/SP, 59% dos eleitores paulistanos acreditam que o fato de Roberto Freire disputar em 2008 uma vaga para vereador de São Paulo, depois de ter sido senador, deputado federal e candidato a presidente da República, é bom para sua carreira política, enquanto 21% acham que é ruim. Para 6%, isso é indiferente; e 13% não souberam responder.

Mais de 1/3 dos eleitores consultados (34%) opinaram que essa candidatura demonstraria que ele tem coragem para recomeçar sua trajetória política em outro estado, e que essa atitude honra e prestigia a cidade escolhida.

Veja aqui os detalhes da pesquisa sobre a imagem do PPS e o potencial de votos de Roberto Freire em São Paulo.