segunda-feira, 28 de abril de 2008

Projetos estruturantes e combate à corrupção

Houve consenso nas exposições da vereadora Soninha Francine, do subprefeito da Casa Verde, Marcos Gadelho, do secretário-adjunto estadual da Habitação, Ulrich Hoffmann, e do diretor do CDHU, Sérgio Camarano: é importante apresentar projetos estruturantes para a cidade, resolver problemas emergentes como infra-estrutura, trânsito e transporte, buscar o melhor para a coletividade, obter plena eficiência da gestão pública e adotar medidas anticorrupção com a transparência total dos atos administrativos.

Marcos Gadelho falou sobre os desafios enfrentados na região que administra, que é um microcosmo de São Paulo, e sobre a importância da participação direta da sociedade na discussão dos problemas cotidianos.

É o que ele chama de "gestão compartilhada", integrando associações comunitárias, entidades empresariais e a imprensa local nas decisões administrativas, na formulação de projetos estruturantes e na garantia de que as medidas positivas adotadas na região terão continuidade, pois serão cobradas e fiscalizadas pela própria sociedade.

Ulrich Hoffmann se definiu como o "desmontador de esquemas" nomeado por José Serra. Amigos desde os tempos de exílio e homem de confiança de Serra na prefeitura (quando ocupou a presidência da SPTrans, empresa gerenciadora do transporte público na cidade) e no governo do Estado (como secretário-adjunto de Habitação), Hoffmann também entende que a eficiência da máquina administrativa é proporcional à transparência dos seus atos.