terça-feira, 1 de abril de 2008

João Batista lança hoje "Liberdade de Imprensa"

O cineasta João Batista de Andrade, ex-secretário estadual de Cultura, está lançando, 40 anos depois, o seu primeiro filme, apreendido pelo Exército em 68. "É talvez o primeiro filme de embate direto com a ditadura militar e me marcou muito", afirma João Batista.

"Liberdade de Imprensa" é um documentário de 1967, média metragem (25min/16mm), produzido pelo movimento universitário e apreendido pelo Exército no Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Ibiúna (1968), onde ele acertaria a distribuição nacional do filme.

Restaurado pela Cinemateca Brasileira com patrocínio da Petrobrás, João Batista diz que só agora está fazendo o verdadeiro lançamento deste filme, quatro décadas depois de produzido, como parte da programação oficial do "É TUDO VERDADE - FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS".

Também será lançado hoje o livro "Cinema de Intervenção, 40 anos do documentário inaugural da obra de João Batista de Andrade", escrito em parceria com Renata Fortes e editado pela Imprensa Oficioal do Estado dentro da Coleção Aplauso.

Além do documentário "Liberdade de Imprensa", será exibido o curta "Portinari, um pintor de Brodósqui", também de 1968, único filme sobre Cândido Portinari (10 min/35mm).

Data: Terça-feira, 1º de abril
Local: Cinemateca Brasileira
Horário: 19h
Local: Largo Senador Raul Cardoso, 207
Vila Mariana - São Paulo