quinta-feira, 17 de abril de 2008

Globo anuncia debate e cobertura das eleições

Em reunião na manhã desta quarta-feira com representantes de todos os partidos, a direção de jornalismo da Rede Globo apresentou o plano para a cobertura das eleições municipais.

A emissora prevê um acompanhamento diário desde a convenção eleitoral de cada partido para a escolha dos candidatos à Prefeitura, que ocorrerá no mês de junho. Além disso, todos os telejornais estarão voltados para a campanha.

A prioridade é a eleição paulistana, mas os 39 municípios da região metropolitana de São Paulo terão algum espaço na cobertura jornalística - principalmente através da "redação móvel" que percorrerá os maiores colégios eleitorais.

Algumas matérias especiais já estão pautadas. Do "fiscal do povo" Márcio Canuto à agenda dos candidatos, todos os assuntos referentes às eleições serão abordados. Por exemplo: em setembro, o Jornal Nacional deve fazer uma comparação entre as atribuições de um prefeito e as de um síndico de prédio.

Para encerrar a cobertura das eleições, a Globo pretende realizar - como já é tradição - o último debate tanto do primeiro quanto do segundo turno das eleições (nos dias 2 e 24 de outubro, respectivamente).

O critério - que certamente vai gerar discussão - será o posicionamento dos candidatos nas pesquisas Ibope e Datafolha, que a Globo vai divulgar em primeiríssima mão. São 6 pesquisas Ibope (incluindo a boca-de-urna) e 5 Datafolha.

A princípio, a Globo pretende ter apenas os cinco primeiros colocados participando do debate. Supondo que todos os nomes apontados nas pesquisas mais recentes confirmassem as suas candidaturas (o que certamente nao ocorrerá), o debate reuniria Marta (PT), Alckmin (PSDB), Kassab (DEM), Maluf (PP) e Erundina (PSB). Ficariam de fora, neste contexto, nomes como Soninha (PPS), Paulinho (PDT), Aldo Rebelo (PCdoB), Zulaiê (PHS), Ivan Valente (PSOL), entre outros. A conferir.