segunda-feira, 7 de abril de 2008

Pesquisas de intenção de voto ao gosto do freguês

Existe tamanha discrepância no resultado das pesquisas de intenção de voto dos poucos institutos que fazem o levantamento pré-eleitoral em São Paulo, que fica difícil para qualquer cidadão acreditar na lisura e na eficácia deste "retrato" da corrida à Prefeitura.

No último levantamento do Ibope, contratado pela Associação Comercial de São Paulo, a ministra Marta Suplicy (PT) abriu vantagem de oito pontos sobre o segundo colocado, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A petista obtém entre 31% e 35%, dependendo do cenário, enquanto a intenção de voto atribuída ao tucano vai de 23% a 27%. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) tem 14%, mas num cenário sem Alckmin vai a 19%.

Na pesquisa do Datafolha divulgada na semana passada, o resultado é um rigoroso empate entre Marta e Alckmin. Outras empresas chegam a resultados díspares, ora com Alckmin líder disparado no primeiro turno, ora com Kassab rivalizando com o tucano e vencendo a petista num hipotético segundo turno.

Os números mudam com o sopro do vento ou ao gosto do freguês. No mês passado, uma pesquisa da Toledo & Associados divulgada pelo Estadão trazia dois detalhes inusitados, como publicamos no Blog do PPS/SP:

1) O "fato novo" da pesquisa, que contrariava os números do Datafolha e do Ibope, era o crescimento extraordinário de Kassab: ele empatava tecnicamente no primeiro turno com Marta e Alckmin; e, o mais surpreendente, venceria a candidata petista num hipotético segundo turno.

2) O nome de Soninha Francine, pré-candidata do PPS, foi simplesmente excluído da pesquisa. Estranho, para um levantamento que incluiu até a candidatura de Zulaiê Cobra (PHS).

Na pesquisa do Ibope, Soninha repete os 2% do Datafolha. Veja os resultados abaixo:

- Cenário 1, com nove candidatos:

Marta (PT): 31%

Alckmin (PSDB): 23%

Kassab (DEM): 14%

Maluf (PP): 11%

Erundina (PSB): 5%

Paulinho da Força Sindical (PDT): 2%

Soninha (PPS): 2%

Zulaiê Cobra (PHS): 0%

Aldo Rebelo (PCdoB): 0%

Nulos e brancos: 9%

- Cenário 2, sem Maluf e Erundina:

Marta: 35%

Alckmin: 27%

Kassab: 16%

Paulinho: 4%

Soninha: 2%

Aldo: 2%

Zulaiê: 1%

Nulos e brancos: 11%

- Cenário três, sem Alckmin:

Marta: 33%

Kassab: 19%

Maluf: 13%

Erundina: 10%

Paulinho: 5%

Soninha: 2%

Zulaiê: 1%

Aldo: 1%

Nulos e brancos: 13%

Estes resultados tem tantas interpretações possíveis que cada um acaba tendo a sua, de acordo com o seu interesse. Tanto podem justificar os defensores de uma candidatura única para combater o PT, quanto mostram a necessidade de pulverizar os votos para não antecipar a polarização do segundo turno. O futuro é incerto. Alguém arrisca um palpite?