O livro reune temas, idéias e opiniões colecionados durante o difícil trajeto da consolidação democrática no país, muito embora boa parte dos artigos e ensaios selecionados não seja dedicada apenas ao contexto brasileiro. "Ao velho estilo", diz o autor, "esse é um livro de intervenção intelectual e o seu foco preferencial é o mundo da política, mais especificamente a política de esquerda."
Daí a profusão de personagens tão distintos e significativos: de Che Guevara a Chávez, de Allende a Pinochet, com referências a autores como Mariátegui e Gramsci.
 Alberto Aggio é mestre em História pela USP e Professor da UNESP / Franca. Foi um dos principais colaboradores da Conferência da Esquerda Democrática "Caio Prado Júnior", realizada pelo PPS em 2007, e é responsável pela reativação do PPS de Franca, no interior de São Paulo.O livro já pode ser adquirido pela Internet (clique aqui), mas deverá haver um lançamento ofcial no início de maio, na Câmara Municipal de São Paulo, com a realização de um debate sobre o tema com a vereadora Soninha Francine, o professor Martin César Feijó, o presidente de honra do PPS/SP Moacir Longo e o cineasta João Batista de Andrade. Divulgaremos oportunamente.